TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Demonstrações Financeiras

Exames: Análise De Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES:

01 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

O Contador tem como papel principal a elaboração de demonstrativos financeiros, com base na coleta de dados da empresa, que evidenciem a situação na qual se encontra. Quanto às orientações do CFC, o profissional de contabilidade representa um fornecedor de informações seguras aos usuários internos e externos à organização.

02 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

Capacidade de interpretação dos demonstrativos financeiros, identificando os problemas existentes para, posteriormente, apresentar soluções para tais, com base nas atividades e objetivos da empresa.

03 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

O Contador, no exercício de sua profissão, deve comunicar imediatamente, via documento formal, eventual circunstância adversa que possa comprometer a tomada de decisão por parte dos administradores, que confiam nos relatórios contábeis elaborados por ele. De acordo com o Código de Ética do Profissional Contador, é vedado iludir cliente, empregador e terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.

04 – Porque as empresas necessitam de um Contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

Porque o Contador é capacitado e habilitado, de acordo com sua formação acadêmica, não só para a leitura adequada das demonstrações financeiras, mas também para elaboração pareceres e com a real situação da empresa, apresentando sugestões de melhorias.

05 – Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras podem ser divididos em quatro categorias: Indicadores de Rentabilidade (permitem avaliar os lucros da empresa em relação a um determinado nível de vendas, ativos e capital investido); Indicadores de Estrutura de Capital (permitem analisar a posição de endividamento, a capacidade de geração de capital de giro da empresa); Indicadores de Liquidez (medem a capacidade da empresa cumprir suas obrigações de curto prazo na data de vencimento) e; Indicadores de Atividade (usados para medir a rapidez com que várias contas da empresa são convertidas em vendas ou caixa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com