TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do método Cartesiano De René Descartes

Trabalho Escolar: Análise Do método Cartesiano De René Descartes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Ciências contábeis /Prof. Alberto

Atividade: Análise do método cartesiano de René Descartes.

Para Descartes, diferente de todo grego antigo que acreditava que algo existia porque deveria existir, ou seja, sem questionar, René acreditava que toda ideia que poderia ser duvidada.

Este instituía a dúvida: apenas pode se dizer que existe aquilo que possa ser provado.

O método cartesiano consiste em quatro princípios básicos, onde se busca verificar a existência de evidências reais e que não pode haver dúvidas;

Analisar as coisas e tudo que as compõe;

Sintetizar tudo que foi feito, reagrupando e separando de forma ordenada, do simples para o mais complexo;

E por fim, revisar tudo aquilo que foi concluído, para manter a ordem do pensamento e nada ser esquecido e ou omitido.

A seguir, veremos os quatro princípios pormenorizados:

- PRINCÍPIO DA DÚVIDA SISTEMÁTICA OU DA EVIDÊNCIA: Neste primeiro princípio, é onde se verifica a existência de evidências reais e que não pode haver dúvidas, ou seja, jamais acolher algo como verdadeiro até que se conheça como tal, evitando a precipitação.

-PRINCÍPIO DA ANÁLISE OU DE DECOMPOSIÇÃO: Consiste em analisar as coisas e tudo que as compõe, dividindo em quantas partes forem necessárias e possíveis para melhor resolvê-las.

-PRINCÍPIO DA SÍNTESE OU DA COMPOSIÇÃO: Este por sua vez, sintetiza tudo o que foi feito, reagrupando e separando de forma ordenada, do simples para o mais complexo. Conduzindo assim os pensamentos, sempre iniciando pelos mais fáceis e paulatinamente, degrau por degrau até chegar nos conhecimentos mais complexos, admitindo uma ordem mesmo entre aqueles que não apresentam nenhuma ligação natural entre si.

-PRINCÍPIO DA ENUMERAÇÃO OU DA VERIFICAÇÃO: Revisar tudo aquilo que foi concluído, mantendo a ordem do pensamento e garantir que nada seja esquecido.

Portanto, utilizando-se do método cartesiano de forma correta o homem chegaria até a verdade, eliminando todo conhecimento sujeito a controvérsias. Este era se não o único, o principal objetivo de Descartes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com