TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estatística

Ensaios: Análise Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

1) Diferencie população e amostra?

População representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno de interesse individual.

Amostra corresponde à parcela de um grupo, um todo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve população finita com tamanho.

2) Por que é mais barato coletardados através de amostras?

Porque é selecionada apenas uma fração menor daquele grupo e quanto menor a amostra menor o gasto na coleta de dados.

3) Elabore um exemplo de população e de amostra (comaplicação na área de seu curso Administração)

População: Coleta de idade dos clientes de uma empresa de internet. Verificando que eles possuem idades em comum, pois a maioria assinante do serviçose encontra na faixa etária de 25 anos.

Amostra: Coleta de preferência dos consumidores em relação a produtos semelhantes. Apenas uma parte dos consumidores é pesquisada e o resultado é aplicado ao todo.

Uma escola há população a amostra e um pequeno grupo da escola.

4) Quais são os requisitos de uma amostra?

I - distribuição uniforme das coletas ao longo do período

II - representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuição, combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos.

5) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

R= Finita e infinita

6) Cite quais são os métodos científicos.

a- Observação: análise crítica dos fatos.

b- Questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido.

c- Formulação de hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução potencial de um problema. Uma hipótese científica é feita com base em conhecimentos disponíveis a respeito do assunto.

d- Realização de dedução: previsão possível baseada na hipótese.

e- Experimentação: teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar a experimentação, deve-se trabalhar com dois grupos:

⦁ Um experimental: aquele em que se promove alteração em um fator a ser testado, deixando todos os demais fatores sem alteração.

⦁ Um controle: que é submetido aos fatores sem nenhuma alteração. Assim, pode-se testar um fator por vez e comparar os resultados obtidos no grupo experimental com o que foi obtido no grupo controle. Ocorrendo diferenças entre os resultados do grupo experimental e do controle, elas são atribuídas ao fator que está sendo testado. Não ocorrendo diferenças, pode-se dizer que o fator analisado não interfere no processo em estudo.

f- Conclusão: etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese.

g- Divulgação: descrição de hipóteses, experimentos, dados e discussões de modo que outros cientistas possam repetir o que foi feito, pensar sobre as conclusões que foram tiradas e usar as informações como ponto de partida para novas hipóteses e testes. Os cientistas compartilham informações por meio de publicações (as chamadas revistas científicas), encontros, congressos e comunicações pessoais.

7) Explique cada uma das fases da Estatística.

1 – Coleta de dados: pode ser direta ou indireta.

a) Direta: quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador. Essa coleta pode ser contínua, periódica ou ocasional.

b) Indireta: quando é feita com base em elementos já pesquisados (revista, jornal, livros, etc.)

2-Crítica dos dados: nesta fase os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas (omissões, repetições, etc), sendo:

a) Externa: informante

b)Interna: pesquisador

3-Apuração dos dados: é a soma e o processamento dos dados obtidos. Pode ser manual,eletromecânica ou eletrônica.

4 – Apresentação dos dados: os dados devem serapresentadossob a forma de tabelas e gráficos

5 – Análise dos resultados: o objetivo último daEstatística é tirar conclusões sobre o todo a partir deinformações fornecidas por uma parte desterepresentativa, através de técnicas apropriadas

8) Por que a Estatística é importante para uma organização?

A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social, na sociedade cientifica, da qual fazemos parte atualmente, a investigação é parte essencial do trabalho diário. O interesse por descobrir novos procedimentos por meio da experiência acumulada tem sido determinante para a necessidade dos profissionais se perceberem imersos na formação e a aprendizagem de técnicas básicas de metodologia da investigação e de algumas mais concretas como a analise quantificação e no estudo do que se observa diariamente, e entendem e conhecem os conceitos básicos de estatística se profundam e compreendem melhor o fundamento de sua área de trabalho.

9) Por que uma amostra deve ser representativa da população?

Porque as amostras influenciam o resultado a ser obtido. Decisões que são tomadas de acordo com as amostras se aplicam a toda à população, e não apenas à amostra. Se a amostra não estiver de acordo com a população, os resultados não serão os esperados.

10) Cite quais são as áreas da estatística?

Amostragem, Estatística Descritiva e Estatística inferencial.

11) Explique cada uma das áreas da estatística

Amostragem -> trata da coleta de dados;

Estatística Descritiva ->descreve o real de forma a permitir melhor entendê-lo. Trata da organização, apresentação, tratamento de dados e síntese de dados, a fim de descrever e interpretar a realidade atual ou fatos passados relativos ao conjunto observado. O objetivo é informar, prevenir, esclarecer;

Estatística inferencial -> constitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com