TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Viabilidade Econômica Da Implantação De Fábrica De Gelo

Dissertações: Análise Viabilidade Econômica Da Implantação De Fábrica De Gelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE GELO NA COLÔNIA DE PESCADORES Z 3, PELOTAS,RS

Niederle, P. A.1*; Gomes, M. C.2

1Graduando do curso de Agronomia – ITI-CNPq – FAEM/UFPEL

Deptº de Ciências Sociais Agrárias – DCSA – FAEM/UFPEL Campus Universitário – CEP 96010-900

* pauloufpel@yahoo.com.br

2Professor Orientador, UFPel/FAEM/DCSA

1. INTRODUÇÃO

As comunidades de pesca artesanal, assim como as de camponeses, encontram-se em meio às contradições das políticas de livre comércio e os aspectos de sustentabilidade ambiental, igualdade social, segurança alimentar e garantia de sua reprodução social. O pescado sempre contribuiu significativamente para a nutrição humana e o progresso social e econômico. Em escala global a atividade gera 50 milhões de empregos diretos e 80 milhões indiretos no Sistema Agroindustrial do Pescado.

A contradição deste cenário de desenvolvimento econômico do setor encontra-se explícita na organização da cadeia produtiva, que concentra os lucros nas mãos de “atravessadores”. Estes condicionam os pescadores artesanais a adquirir insumos a preços superestimados e remuneram o pescado em níveis muito inferiores ao valor de mercado.

Desta forma, torna-se um imperativo encontrar alternativas concretas que desconstituam esta situação de exploração. As possibilidades concentram-se na a redução dos custos dos insumos, sobretudo gelo e óleo, e na construção de mecanismos de comercialização direta do pescado (entrepostos de comercialização, feiras-livres, etc).

O presente artigo busca contribuir num destes aspectos. Tendo em vista o processo de implantação de uma Fábrica de Gelo na Colônia Z 3 a partir de um programa governamental de apoio a estruturação da cadeia produtiva do pescado, este trabalho propõe-se a analisar a viabilidade econômica de implementação e operação do projeto a partir de estimativas de custos e receitas. Sua relevância esta expressa no delineando mais preciso das condições econômicas e financeiras sob as quais o projeto irá operar e que, futuramente, poderá servir de auxílio na administração da produção.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Em que pese o projeto estar ancorado em programa governamental com repasse de financiamento a fundo perdido, que possui como beneficiária a Cooperativa de Pescadores Lagoa Viva, considera-se que o investimento realizado terá que ser recuperado integralmente.

O estudo constituiu-se de cinco etapas [1], quais sejam: 1) um breve estudo de mercado que permitisse constatar as condições macroeconômicas nas quais o projeto operará, o público consumidor, a estimativa de consumo e preços viáveis; 2) definição do tamanho do investimento necessário para atender a demanda e a melhor localização; 3) discriminação da engenharia (seleção de equipamentos e processo de produção); 4) quantificação de custos e receitas, e formação do Fluxo de Caixa para um período de dez anos e, 5) análise de viabilidade econômica do projeto.

Para a análise de viabilidade utilizou-se como referencial teórico a determinação da Taxa Mínima Atrativa de Retorno (TMAR), estimada a partir das condições nas quais espera-se que a fabrica de gelo atue e das necessidades de operacionalização. Desta forma utilizando-se de software específico, foram utilizados os seguintes métodos de análise e seleção de oportunidades de investimento[3]:

Valor Presente Líquido (VPL): consiste em transferir para o momento atual todas as condições esperadas no Fluxo de Caixa, descontadas a uma determinada taxa de juros, também chamada taxa de desconto. A fórmula algébrica do VPL é expressa por:

VPL = n Xj

Σ

(1+i)j

J=0

Neste caso, para a aprovação do investimento é necessário que a VPL seja positiva, indicando que o retorno é superior ao mínimo desejado (TMAR). No caso de valores de VPL negativos, o projeto torna-se inviável economicamente e, VPL=0, indica que o retorno do investimento é igual a TMAR, não sendo indicada sua implementação.

Taxa Interna de Retorno (TIR): juntamente com o VPL, utilizamos a TIR, com isso tem-se maior confiabilidade na indicação de viabilidade do projeto. A TIR representa “a taxa de juros que torna uma série de desembolsos equivalentes na data presente”[3]. Matematicamente a TIR torna a VPL igual a zero, e i é a incógnita.

VPL = n Xj

= 0

Σ

(1+i)j

J=0

Se a TIR apresentar resultado superior a Taxa Mínima Atrativa de Retorno previamente definida, o investimento é aprovado; caso contrário, é rejeitado.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Considerando que a capacidade máxima de produção é de 10 toneladas diárias; serão produzidas 60 toneladas semanais nos seis meses de maior produtividade da pesca. Nos seis meses de menor produtividade estima-se a produção de 20 toneladas semanais, sendo ampliada em cerca de 20% anualmente até o limite de 40 toneladas semanais, o que ocorrerá no quinto ano de funcionamento.

De acordo com os dados de demanda de gelo e produção pesqueira da Colônia Z 3 levantados durante a etapa de Estudo de Mercado, esta produção é suficiente para atender os sócios da cooperativa (240 embarcações) no período de maior produção (seis meses) , e com a produção ampliada em 20% no período de safras menores, poderá, em 5 anos, beneficiar a quase totalidade de pescadores da Colônia Z3 (cerca de 480 embarcações) [2].

A tabela 1 apresenta os resultados do Fluxo de Caixa. Nela estão contabilizadas todas as receitas (preço da tonelada de R$ 65,00) e custos (operacionais e de investimento), sendo que para os custos operacionais foram somados acréscimos de custos com energia elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com