TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das oportunidades de Mercado: Entendendo mercados – demanda e ambiente

Projeto de pesquisa: Análise das oportunidades de Mercado: Entendendo mercados – demanda e ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 03: Análise das oportunidades de Mercado: Entendendo mercados – demanda e ambiente

São Bernardo do campo, 14 de Abril de 2013.

INTRODUÇÃO

As empresas devem se preocupar com os diferenciais do mercado, pois o consumidor busca novas tendências e marcas, e hoje as pessoas conseguem espalhar boa e, mas informações num piscar de olhos, ou seja, os profissionais de marketing acabam ficando um pouco de lado, então se deve ter um plano estratégico para o próprio desenvolvimento do crescimento da empresa, fazendo com que a marca dessa empresa fique literalmente na cabeça do consumidor.

Passo 1: Leia os Capítulos 4, 5 e 6 do livro-texto, bem como o resumo e os conceitos fundamentais desta aula-tema, atentando para os seguintes tópicos: consumidor, marketing, comportamento e estratégias.

O planejamento estratégico, cujo objetivo é dar forma aos negócios da empresa para que se obtenham o lucro e crescimento esperado, ou seja, as três áreas principais: no gerenciamento dos negócios da empresa, como uma carteira de investimentos, na avaliação dos pontos fortes e fracos da organização por meio da análise SWOT, como estudado em aulas-temas anteriores, e no estabelecimento de estratégias personalizadas para cada segmento de negócio. Além disso, o ciclo completo desse plano é constituído das seguintes fases: planejamento, implementação e controle.

Certo que o plano de marketing não se viabiliza sem o entendimento do planejamento estratégico, uma vez que este é desenvolvido, geralmente, pelo alto escalão da empresa – Diretorias e Conselhos , este é o ponto de partida para quaisquer ações direta ou indiretamente ligadas à organização.

Já os fatores pessoais estão ligados à idade e às fases da vida. Os interesses das mulheres de -20 anos são diferentes das de 50. A personalidade também tem influência nesse comportamento de compras, bem como mudanças no estilo de vida.

Por fim, os fatores psicológicos estão na lista de motivos que pautam o comportamento dos consumidores e abordam questões como motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitude. Nesse fator entram as empresas conhecidas hoje como empresas verdes. As pessoas mais engajadas nas causas ambientais geralmente preferem comprar de empresas que não poluem nem agridem o meio ambiente com seus processos produtivos.

O grande desafio depois de todas as constatações apresentadas é transformar tudo isso em um plano efetivo de marketing em que cada público específico possa ser atingido positivamente pela abordagem de comunicação, tornando-se um comprador fiel daquela marca e um multiplicador de boas informações, como afirma Ray Johnson.

Passo2: Quais são e como funcionam as cinco ferramentas que verificam o desempenho do plano anual de marketing?

Analise de Vendas, mede e avaliam as vendas reais em relação às metas a utilização de duas ferramentas, a analise de variação das vendas a microanálise de vendas (examinam os produtos, territórios entre outros que não conseguiram atingir as vendas esperadas);

Analise de participação de mercado rastreia a participação do mercado, através da participação total do mercado, as vendas por porcentagem a participação de mercador atendida, compradores dispostos a comprar produto, e a participação de marketing relativa é dada pela participação de mercado da empresa e de seu principal concorrente);

Analise das despesas do marketing em relação às vendas assegura que a empresa não gaste demais e assim alcance sua meta de venda pretendida;

Analise financeira identifica fatores que afetam a taxa de retorno sobre o patrimônio liquido da empresa. Analisa a composição de seus ativos e tenta gerenciá-los melhor;

Analise do desempenho em relação ao mercado, neste caso as empresas utilizam 2 analises baseadas no mercado, Analise de desempenho com base no cliente, desempenho da empresa com base no cliente (novo cliente, cliente perdido, qualidade do produto, entre outros); Analise de desempenho com base nos grupos de interesse, busca a satisfação das entidades e causam impactos sobre seu desempenho (funcionários, fornecedores, acionistas entre outros); Estas duas analises serve para que possam ser identificados sinais antecipados de problemas.

b) Cite alguns exemplos em que é possível detectar novas tendências de mercado.

Primeiro deve se pensar na questão para quem será comercializado meu produto, e para o objetivo seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com