TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do potencial energético da iluminação industrial

Projeto de pesquisa: Análise do potencial energético da iluminação industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO

Mundialmente discutida mediante a conscientização para obter fontes renováveis de energia, com a necessidade de mitigação de impactos globais os fenômenos ambientais elevaram à um patamar os debates pela intensa procura das energias alternativas tornando-as uma proporção mundial e tornando sua eficiência parte da política energética de inúmeros países.

Buscando a sustentabilidade, foco do presente trabalho, o setor elétrico busca nos contratos de concessão firmados pelas empresas concessionárias estabelecer obrigações e encargos perante ao poder concedente, uma dessas obrigações consiste em aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica, que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE regulado pela ANEEL (Lei 9.991/200).

A classe industrial tem o maior consumo de energia elétrica do país com 183.471GWh (Valores preliminares. Última atualização: abril de 2013), globalmente falando esta classe obtém 46% do consumo, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Os sistemas motrizes são responsáveis por 50% do total de energia consumida dentro das indústrias, compreendem predominantemente desse sistema motores elétricos, dentre outros porém o principal vilão são os acionamentos eletroeletrônicos.

1.1 OBJETIVOS DO TRABALHO

O presente trabalho visa o estudo dos critérios e normas regularmente aplicado na iluminação industrial, tal como, a utilização das atuais técnicas de iluminamento, visando um sistema que será autossustentável e responsável pela melhoria das condições momentâneas que o mercado oferece.

1.2 JUSTIFICATIVA

A realização deste trabalho tem como propósito apresentar alternativas na análise do potencial energético acerca da iluminação industrial comprovando a viabilidade da utilização de fontes alternativas, expondo um conhecimento comparativo entre custo benefício. O mercado oferece oportunidades de melhoria, tal melhoria que nosso trabalho pode oferecer com resultados significativos na conservação e eficiência energética.

1.3 METODOLOGIA

Conforme a metodologia empregada o trabalho foi descrito da seguinte forma:

1.3.1 LEVANTAMENTO DE PRODUTOS EXISTENTES NO MERCADO:

(alex)

1.3.2 ANÁLISE SOBRE ILUMINAÇÃO INDUSTRIAL:

(Gabriel)

1.3.3 REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS:

(alex)

1.3.4 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:

(lucas)

2.0 ORIGEM DA ILUMINAÇÃO

2.1 TIPOS DE LUZ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com