TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  15/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

João pedro mendes passos – Ru 4133833

LEVANTAMENTO E PESQUISA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA I.

Ipojuca

2022

                                                                                                                                                                                                                                             

JOÃO PEDRO MENDES PASSOS – RU 4133833

LEVANTAMENTO E PESQUISA DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA I.

Pesquisa apresentada ao curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado na disciplina de Atividade Extensionista I do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Ipojuca

2022

RESUMo

Ao longo da vida, metas e desafios são traçados, e raramente se pensa na velhice, mas quando se pensa nela parece algo distante ou algo que nunca chegará.

O termo aposentadoria muitas vezes soa como um termo para alguém que não é mais produtivo, e isso é cruel sob o sistema capitalista que prevalece nas sociedades de consumo porque enfraquece os idosos e os faz se sentirem inúteis.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção da população com idade acima de 60 anos no Brasil foi de 12,6% em 2012, mas aumentou para 13% no ano seguinte. Prevê-se que essa parcela da população chegue a representar cerca de 26,7% do total até 2060. Atualmente, o país possui aproximadamente 26 milhões de idosos e, até 2025, o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos do mundo.

De acordo com Kachar (2010), as novas gerações têm uma vantagem no que diz respeito à adaptação à tecnologia, pois crescem em ambientes com brinquedos interativos e digitais, o que as permite acompanhar as constantes mudanças nessa área. Por outro lado, as pessoas idosas não tiveram tanto contato com essas tecnologias e, por isso, não conseguem se relacionar tão facilmente com elas, ao contrário das gerações atuais.

A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, o objetivo foi entender os problemas e dificuldades enfrentados pelos idosos ao lidar com a tecnologia. Nas etapas subsequentes, o foco foi no treinamento para uso da tecnologia, garantindo que eles tivessem acesso à informação precisa e confiável, e também como navegar de forma segura na internet.

Durante o treinamento, o acesso à internet foi ensinado, incluindo a navegação em fontes confiáveis e como identificar sites seguros. As redes sociais

foram exploradas como um meio de comunicação eficaz, com ênfase na importância de buscar informações precisas e de qualidade. Especificamente, os participantes aprenderam a identificar notícias falsas e a lidar com elas, sendo alertados que mesmo que a notícia falsa concorde com suas opiniões, não a torna mais verdadeira.

Com o objetivo de fornecer habilidades técnicas, foram oferecidas aulas sobre montagem e manutenção de equipamentos eletrônicos, incluindo a resolução de problemas de hardware. O objetivo dessas aulas era ensinar aos participantes sobre a função e funcionamento das partes de um computador, bem como sobre como lidar com eles de maneira adequada, incluindo tanto a manutenção preventiva quanto corretiva.

No início, os participantes enfrentaram grandes dificuldades para compreender as tecnologias e aprender os processos. Por essa razão, foi necessário utilizar uma metodologia de ensino que incluísse exemplos e exercícios repetitivos, para ajudar a fixar melhor o conteúdo apresentado.

Aperfeiçoando a facilidade de uso das tecnologias, pessoas com pouca escolaridade podem ter acesso a empregos mais significativos, os idosos podem se conectar com a comunidade, pessoas com necessidades especiais podem acessar as mesmas informações e serviços, e todos podem usar computadores de forma mais eficiente e sem sentir-se frustrados ou impotentes. A maior vantagem é que essas melhorias na qualidade de vida não têm um custo financeiro.

Encontramos obstáculos que impediam o uso regular da tecnologia, então promovemos um evento de capacitação para discutir como a tecnologia está transformando o mundo e como os idosos também fazem parte dessa realidade.

Sumário

RESUMO                3

1        INTRODUÇÃO        6

2        OBJETIVO        7

3        CRONOGRAMA        7

4        METODOLOGIA        7

5        DESENVOLVIMENTO        9

6        RESULTADOS        11

7        CONCLUSÃO        12

8               REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Durante a vida, geralmente se estabelecem objetivos e desafios, sem se pensar muito na velhice. Quando se pensa, é como se fosse algo distante ou que nunca vai acontecer. A velhice é vista como uma fase de descanso, onde se aposenta? Por muito tempo, as pessoas olharam para os idosos como pessoas cansadas e sem nada para fazer, sentadas em uma cadeira. O conceito de aposentadoria, muitas vezes, é visto como o fim da produção, o que é cruel, especialmente em uma sociedade capitalista, onde há grande ênfase no consumo, pois isso desvaloriza a capacidade dos idosos e faz com que se sintam inúteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com