TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise teórica com a prática na Biblioteca e DVDteca José Wasner da Fundação Sidertube

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 19

Análise teórica com a prática na Biblioteca e DVDteca José Wasner da Fundação Sidertube

LISTA DE APÊNDICE

APÊNDICE A Fluxograma de atendimento aos usuários da Biblioteca

LISTA DE ANEXO

ANEXO A  Regulamento da Biblioteca e DVDteca da Fundação Sidertube

ANEXO B Layout Reforma da Biblioteca 2010


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE INFORMAÇÃO        

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

4. GESTÃO ADMINISTRATIVA        

5. RECURSOS INFORMACIONAIS        

5.1. Políticas de Desenvolvimento do Acervo        

5.1.1. Seleção        

5.1.2. Aquisição e Registro        

5.1.3. Descarte        

5.1.4. Avaliação        

6. REGISTRO E CONTROLE PATRIMONIAL        

7. PROCESSAMENTO TÉCNICO        

8. SERVIÇOS AOS USUÁRIOS        

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICE A: Fluxograma de atendimento aos usuários da Biblioteca        

ANEXO A: Regulamento da Biblioteca e DVDteca da Fundação Sidertube        

ANEXO B: Layout Reforma da Biblioteca 2010        

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é parte integrante da avaliação da discilina Estágio Supervisionado A ministrada pela professora Bernadete Campelo do curso de Biblioteconomia e Gestão de Informação da Escola de Ciencia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui uma visão detalhada sobre o funcionamento de uma biblioteca, e informações sob os aspectos técnicos, administrativos e sociais desta unidade de informação. O local escolhido para a execução do estágio A foi à Biblioteca José Wasner, pertencente ao Centro Cultural da Fundação Sidertube na cidade de Belo Horizonte. As atividades foram supervisionadas pela bibliotecária Selma Soares Silva, que avaliou a execução do plano de estágio entre os meses de outubro e novembro de 2010, cumprindo-se a carga horária obrigatória de 75 horas. O estágio mostrou a realidade da biblioteca, fazendo-o refletir sobre a instituição e o papel do bibliotecário dentro desse sistema.

2. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE INFORMAÇÃO

Nome: Biblioteca José Wasner

Instituição: Fundação Sidertube

Endereço: Av. Olinto Meireles, 65 (Portaria III) – Barreiro – Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 3389-3171

E-mail:  biblioteca.fundacao@vmtubes.com.br

Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, de 08h às 17h – sexta-feira, de 08h às 16h.

Tipo de Unidade: Biblioteca de empresa

Bibliotecária: Selma Soares Silva

E-mail da supervisora: selma.soares@vmtubes.com.br

Área física: 250m²

Tipo de usuários: Empregados, Aposentados e dependentes do Grupo Vallorec; Terceiros (Escola de Música, Sesi, Academia, Escola de Idiomas) e Comunidade.

Data de criação: Dezembro de 1966.

Segundo Tarapanoff et al (2000), unidade de informação são (bibliotecas, centros e sistemas de informação e de documentação) que tradicionalmente são organizações sociais sem fins lucrativos, cuja característica como unidade de negócio é a prestação de serviços, para os indivíduos e a sociedade, de forma tangível (produtos impressos), ou intangível (prestação de serviços personalizados, pessoais, e hoje, cada vez mais, de forma virtual – em linha, pela Internet).

A Biblioteca e DVDteca adequa as características conceituais acima, uma biblioteca prestadora de serviços no caso disponibiliza o conhecimento representado em formato textual, eletrônico e virtual para comunidade.

Pertence a uma entidade sem fins lucrativos, responsável por uma série de projetos das empresas do Grupo Vallorec nas áreas de saúde, social, educação, cultura, lazer e esporte. Tem como missão proporcionar a melhoria da qualidade de vida de todos os empregados do Grupo Vallorec e de seus familiares. Além disso, a Fundação também funciona como suporte para a implantação e manutenção de ações nas áreas de trabalho, alimentação e seguro social, contemplando os empregados, familiares e comunidades do entorno das diversas empresas do grupo.

O termo biblioteca vem do grego biblíon (livro) e theka (caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros. O significado e as terminologias foram se adaptando à medida que o homem desenvolve o seu conhecimento e se ajusta por meio das próprias histórias e experiências com a instituição da biblioteca.  O papel da biblioteca e do próprio bibliotecário sofreu mudanças de acordo com as novas necessidades humanas. Para Fonseca (1992, p. 60), um novo conceito “é o de biblioteca menos como coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados, e sim como assembléia de usuários da informação”. Dessa forma, as bibliotecas passam a ser vistas não apenas como um local de guarda de livros, mas com o foco voltado para as pessoas e a necessidade de informação dos usuários. Nesse sentido surgem diversos tipos de bibliotecas, cada uma classificada de acordo com as funções desempenhadas nas instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com