TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Pequenos Municípios: estudo de caso no município de Terra Rica - PR.

Por:   •  26/4/2019  •  Dissertação  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

R.A.: 1709365-5

Acadêmico: Danilo de Oliveira.

Curso: Geografia.

Disciplina: Geografia do Brasil.

Instruções para Realização da Atividade

  1. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  2. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
  3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador e envie em forma de anexo;
  4. Formatação exigida: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  5. No desenvolvimento de seu texto, argumente de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Atendimento ao Tema, Constituição dos Argumentos, Organização das Ideias, Correção Gramatical e Adequação às normas sobre citações e referências, sempre com base na ABNT;

VALOR DA ATIVIDADE: 1,5 PONTO

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Tutor Mediador.

Bons estudos!

Pesquise as seguintes informações acerca da sua região, considerando a divisão atual do IBGE (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul):

a) Características físicas de sua região: clima, temperatura, hidrografia e domínio morfoclimático predominantes.

O clima predominante da Região Sul do Brasil é o subtropical, com temperaturas que podem variar de 14ºC a 21ºC dependendo o local habitado, sendo relevante esclarecer que esta é a área mais fria do país devido às massas de ar frio vindas da Argentina e Uruguai provocando geadas e neves em algumas partes desta região. Os principais recursos hídricos sulistas são a bacia hidrográfica do rio Paraná onde se localiza a Usina Hidroelétrica de Itaipu e a bacia hidrográfica do rio Uruguai. Além, é claro, das hidrografias naturais como as Cataratas do Iguaçu, a bacia Platina que é formada pelos rios Paranapanema, Paraná, Iguaçu e Uruguai. Os domínios morfoclimáticos presenciados nessa região do Brasil são as Florestas das Araucárias, ou Mata dos Pinhais que são árvores de grande porte da família dos pinheiros encontradas no Estado do Paraná, outra característica de domínio é encontrada nos Pampas Gaúchos classificados como gramíneas ou vegetação rasteira localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.   

b) Características históricas: processo de ocupação e colonização do território e o número populacional atual, com base no censo demográfico de 2010 (IBGE).

A população da região tem uma grande influencia europeia, em meados dos séculos XIX e XX existiu uma grande imigração de italianos, alemães e açorianos para esta macrorregião do Brasil, ou seja, devido essas colonizações hoje grande parte do sul do país é quase que toda branca. Outros povos também foram para esta área como poloneses, ucranianos, russos, incorporando assim seus costumes na cultura, na culinária, na arquitetura e até no idioma. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), a região sul do país compõem aproximadamente 27.386.891 milhões de pessoas sendo considerada a terceira no ranking populacional brasileiro.  

c) Características econômicas: IDH, PIB, setores mais relevantes na economia (primário, secundário e terciário) e principais atividades turísticas.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Sul é de 2,269 no intuito de verificar a qualidade de vida populacional. Assim sendo, o Produto Interno Bruno (PIB) da área analisada apresenta aproximadamente um valor de R$ 944,092,782,690.64 bilhões nos últimos anos, setores agrícola, pecuário e industrial tornando-se um dos pilares da economia nacional. Desta maneira, o turismo tem espaço reservado nesta região como o Museu Histórico de Londrina e o Parque Nacional do Iguaçu, as praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, bem como, as Ruínas de São Miguel das Missões. 

d) Características culturais: comidas típicas, danças, músicas e festas tradicionais, etnias predominantes, manifestações religiosas etc.

Neste cenário sulista estudado, as comidas típicas são o Arroz Carreteiro, o Churrasco, Barreado, Pirão de peixe e o Camarão. As danças principais são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita, Pau-de-Fitas, Fandango e não poderia faltar o Boi de Mamão, Dança do Vilão e Balainha. Todas essas, paralelas às festas de Nossa Senhora dos Navegantes, Carneiro no Buraco e a Oktoberfest. As manifestações religiosas são oriundas do cristianismo católico predominantes das etnias europeias pelo fato de terem sido os principais colonizadores desses povos.

A partir das informações coletadas, elabore uma síntese, demonstrando como a integração dos elementos supracitados possibilitou a configuração atual da região analisada.

Um panorama Regional Sul do Brasil

Partimos do itinerário, que para conhecermos o Brasil devemos separa-lo em macrorregiões devido sua grande amplitude de tamanho e extensão territorial, logo, o Brasil é dividido em Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Desta forma, a Divisão Regional do Brasil apresenta um novo quadro regional referente aos processos sociais, políticos e econômicos publicados na década de 1990, essa divisão é uma preocupação que esteve presente desde a criação do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE, 2017). Entretanto, o nosso enfoque maior esta direcionado para a Região Sul do país, a qual compreende os Estados do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Desencadeando as características da região sulista, abarcamos que esta é a menor das regiões brasileiras em superfície territorial, mas por outro lado, sua população é duas vezes maior que o número de indivíduos das regiões Norte e Centro-Oeste. A Região Sul do Brasil corresponde a uma população de 27.386.891 milhões de habitantes, sendo a terceira região mais populosa do país, depois do Nordeste e Sudeste. Além disso, temos também nesta área sul do país, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estimado em 2,269 na qual esta é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida populacional. Dados relevantes mostram que a Região Sul é uma das regiões mais ricas do país, apresentando um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 944,092,782,690.64 bilhões nos últimos anos, desenvolvido pelos moldes da agricultura, pecuária e indústria tornando essas ações e valores um dos eixos da economia nacional (IBGE, 2010). Percebe-se assim, que o clima predominante é o subtropical, pois a região posiciona-se abaixo do Trópico de Capricórnio, caracterizando-se por ter estações do ano diferenciadas com grandes variações de temperatura, onde o verão é ameno e o inverno rigoroso, ou seja, o clima típico desta região é mais frio em comparação ao clima tropical, e é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país podendo chegar às médias de

14ºC a 21ºC existindo assim a possibilidade de geadas e em altitudes mais elevadas a hipótese de até nevar. Muitos geógrafos brasileiros referem-se ao Sul do Brasil, dando ênfase a Mata das Araucárias, Florestas dos Pinhais e a formação dos Pampas, uma vegetação rasteira de gramíneas. Ab' Saber (2007, p. 102) pontua “que as araucárias estão vinculadas aos planaltos ondulados da vasta hinterlândia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde predominam climas temperados úmidos, de latitude”. Em termos de recursos hídricos, a Região Sul do Brasil é uma das principais produtoras de energia elétrica, pois concentra duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná, onde está instalada a Usina Hidroelétrica de Itaipu, considerada, uma das maiores do mundo, e a bacia do rio Uruguai, ambas as subdivisões da Bacia Platina. Todavia, essa exploração permite a Região Sulista uma crescente utilização de energia elétrica, subsidiando o consumo tanto doméstico como industrial isso mostra a necessidade da continuidade do investimento nessa área. Segundo Ministério do Turismo (2017) outro arcabouço que pode alavancar a economia da Região Sul do Brasil, é sem sombra de dúvidas, o turismo no qual 14,4% de todos os brasileiros desejam ir para aproveitarem suas férias. Nota-se, diversificadas atrações nos três estados do sul, no Paraná o Museu Histórico de Londrina e o Parque Nacional do Iguaçu, em Santa Catarina as praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, e por fim, Ruínas de São Miguel das Missões localizadas no Estado do Rio Grande do Sul (BRASIL, 2016). Faz-se necessário, entendermos que a população desta área estudada teve grande influência europeia, pela chegada de imigrantes no século XIX e início do XX, colonização desbravada principalmente pelos imigrantes açorianos, alemães e italianos. Esses por sua vez, foram responsáveis pela fundação de colônias que se tornaram cidades importantes como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre os municípios de maior fluxo populacional do Sul no Brasil. Constatamos, por meio de análises das representações culturais uma grande diversidade de costumes, tradições e manifestações religiosas, começaremos pelos gaúchos dos pampas, dentre as principais características culturais estão: a bombacha, o lenço, o poncho, o chimarrão e o churrasco. Outro destaque esta na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, as danças são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita. Entre os paranaenses a culinária é o Barreado, um cozido de carne, um prato caboclo típico do litoral. Tendo como ingredientes, carne bovina, toucinho e temperos colocados em uma panela de barro, além disso, a Festa do Carneiro no Buraco, prato típico de Campo Mourão (PR), é o principal atrativo de outra festa com duração de três dias, vinculadas às danças Pau-de-Fitas e Fandango. Já os catarinenses degustam de um belo Pirão de peixe, mas o grande atrativo é o Camarão principalmente na capital catarinense. O evento cultural é a Oktoberfest, em Blumenau (SC), tradicional festa da cerveja, concomitante aos eventos, temos as danças Boi de Mamão, Dança do Vilão e Balainha. Nesse sentido, as manifestações religiosas predominantes na Região Sul, são heranças da forte tradição cristão, trazidas principalmente das imigrações italianas e alemãs que não priva as outras religiões de difundirem suas crenças. Portanto, vemos que o Sul do Brasil é com toda certeza um expoente positivo no que tange as macrorregiões do país bem como nos setores sociais, políticos e econômicos da sociedade.          

Referências:

AB' SABER, Aziz Nacib. Os Domínios de natureza no Brasil: Potencialidades paisagísticas. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. 151 p.

BRASIL, Ministério do Turismo. Ministério lança campanha para promover o turismo na Região Sul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2018.

BRASIL, Ministério do Turismo. Os encantos da Região Sul do Brasil. 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2018.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2018.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão Regional do Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com