TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando a primeira forma normal

Seminário: Aplicando a primeira forma normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

As tabelas de um banco de dados devem ter simplicidade e facilidade de leitura em um diagrama. Se você olhar na figura 1 verá que a tabela tem vários campos repetidos e sem sentido, como por exemplo os campos num1 e num2. Pela lógica nós sabemos que estes dois campos pertencem ao endereço do aluno, porém olhando somente pelo nome da entidade aluno estes dois campos não fazem o menor sentido (o que num1 tem de haver com aluno?). Esta linha de raciocínio está ligada à primeira forma normal que veremos no tópico a seguir.

Aplicando a primeira forma normal

Esta forma normal é a mais simples de todas. Consiste em tirar campos que se repetem ou que tem mais de uma informação em uma entidade e separá-las em outra entidade.Em outras palavras é separar o “joio” do “trigo”. No exemplo da figura um podemos ver vários casos de repetição de campos, são eles:

telefone1 e telefone2

cep1 e cep2

cidade1 e cidade2

endereco1 e endereco2

estado1 e estado2

num1 e num2

Distribuindo os campos repetidos em outras entidades nós temos o diagrama ilustrado na figura 2:

Figura 2 - Tabela na primeira forma normal - Primeiro passo.

Figura 2 – Tabela na primeira forma normal – Primeiro passo.

Os campos estão separados de acordo com cada “conjunto”, por exemplo, dados de endereço pertencem agora à tabela endereço e dados de telefone pertencem agora á tabela telefone.

Porém ainda não temos relações entre as entidades. Seguindo a lógica da tabela não-normalizada temos que fazer a entidade aluno poder ter nenhum ou vários endereços e telefones. Então iremos aplicar primeiro as chaves primárias de cada tabela. Aplicar as chaves primárias de cada entidade também faz parte da primeira forma normal. A figura 3 ilustra as entidades com suas respectivas chaves primárias, relacionadas com as cardinalidades e chaves estrangeiras.

Figura 3 - Tabela na primeira forma normal - Segundo passo.

Figura 3 – Tabela na primeira forma normal – Segundo passo.

Observe que foram criados novos campos que tem por padrão o “id+[nome da entidade]“. O motivo da criação destes campos como chaves primárias e estrangeiras foi que todos os campos de todas as entidades eram do tipo varchar . É recomendável não utilizar este tipo de campo como chave primária, pois podem acarretar conflitos e problemas na camada de programação. Não que esteja proibido usar varchar como chave primária, pode usar mas é recomendado que não se use.

Podemos falar que este diagrama já está na primeira forma normal. Observe que agora está muito mais legível e compreensível que o primeiro diagrama onde só havia uma entidade não normalizada. Porém podemos fazer ainda mais para a tabela ficar mais consistente e evitar a repetição de dados. Estou falando da segunda forma normal que está explicada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com