TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Da Estequiometria Na Pratica Da Engenharia Civil

Casos: Aplicação Da Estequiometria Na Pratica Da Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  2.142 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GURUPI - UNIRG

APLICAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DA PRÁTICA DA ENGENHARIA

GURUPI

2014

APLICAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DA PRÁTICA DA ENGENHARIA

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Química I, do curso Engenharia civil da Universidade, sob a orientação da Prof. Miréia.

GURUPI

2014

O QUE É ESTEQUIOMETRIA?

A estequiometria nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química. Ao realizar uma reação química é difícil obter no produto a mesma quantidade presente nos reagentes, ou seja, o rendimento teórico é maior que o rendimento real.

O QUE É CIMENTO?

Ele pode ser definido, como sendo um aglomerante ativo e hidráulico.

Aglomerante, pois é o material ligante que promove a união dos grãos de agregados. Ativo, por necessitar de um elemento externo para iniciar sua reação.

Hidráulico porque este elemento externo é a água.

Cimento é um material que resulta da combinação de solo de argila com materiais de pó de giz, tanto quanto possível, uma vez que eles entrem em contato com a água se solidifica e torna-se difícil. É usado principalmente a mando da construção, apenas para que a força que, como adepto e Binder. Existem dois tipos de cimentos, dependendo da fonte que o mesmo apresenta: fonte de barro, feito de argila e calcário; e por outro lado, o Pozzolanic, contendo pozolana, um silício de alumínio material que eles utilizavam na Roma antiga para a produção de cimento até o aparecimento de cimento portland no século 19.a pozolana acima pode vir de vulcões ou ter uma origem orgânica.

MATÉRIA PRIMA

A matéria-prima é constituída por uma mistura, em proporções bem determinadas, de calcário, marga e argila, à qual se adicionam, por vezes, materiais de correção, tais como areia e minério de ferro.

A exploração de pedreiras é feita normalmente a céu aberto, seja em bancos ou andares, seja em seções verticais a toda a altura da jazida do minério.

O arranque da pedra pode ser mecânico ou com explosivos, sendo neste caso necessário abrir furos onde é introduzida a carga explosiva.

BRITAGEM

A britagem é dividida em estágios - dependendo da característica da rocha e da produção, podem ser três ou quatro. O mais usual na produção de britas para uso imediato na construção civil são três estágios, ou seja, britagem primária, secundária e terciária (mais comumente chamada de rebritagem). O britador primário (ou britador de mandíbulas) recebe o ROM (rocha corrida da mina) vindo das frentes de lavra. Nesta etapa produz-se o rachão primário. Existe a opção de uso de outros tipos de britadores como, por exemplo, os britadores de martelos, os girosféricos e os de impacto, mas não é o convencional para este tipo de atividade.

PRÉ-HOMOGENEIZAÇÃO E DOSAGEM

O material, após extração, apresenta-se em blocos com dimensões que podem ir até cerca de 1m3 ; é então necessário reduzir o seu tamanho a uma granulometria adequada para posterior utilização nas fases seguintes do fabrico, operação que é feita em britadores.

Numa fábrica de cimento é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com