TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apoio De Segundo Genero

Exames: Apoio De Segundo Genero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  2.648 Visualizações

Página 1 de 2

Apoio de 2º gênero (articulação)

RESUMO

A função básica dos vínculos ou apoios é de restringir graus de liberdade das estruturas por meio de reações nas direções dos movimentos impedidos, ou seja, restringir as tendências de movimento de uma estrutura. Os vínculos possuem a função física de ligar elementos que compõem a estrutura, além da função estática de transmitir as cargas ou forças.

Através da maquete de uma janela basculante conseguimos demonstrar como é o funcionamento de um vínculo de segundo grau, no qual é identificado o movimento de giro.

MATERIAL E MÉTODO

Baseado no conceito de vínculos de segundo grau é que elaboramos a maquete de uma janela basculante, nela não ocorrem movimentos horizontais nem verticais e a parte principal dela gira entorno de um eixo central.

Para a elaboração da maquete foi utilizado pedaços de madeira para fazer o marco, pregos, que foram usados como pinos e outros para fixar as peças de madeira, para a folha da janela foi utilizado papel foane uma lâmina de plástico transparente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após a confecção da maquete foram feitos testes para analisarmos o desempenho da mesma, provocando sobre ela uma força. Ao aplicarmos, notamos que a janela não sofreu reação vertical nem horizontal. O eixo fixa a mesma no marco de forma que não possibilita movimentos que não a rotação provocada pelo pino.

INTRODUÇÃO

Os vínculos ou apoios são classificados em função do número de movimentos impedidos. Para estruturas planas, existem 3 tipos de vínculos: 1º, 2ºe 3ºgrau, e neste trabalho falaremos sobre o apoio de segundo grau.

Vínculos do 2ºgrau ou articulação plana são aqueles que restringem a translação de um corpo livre em todas as direções, mas não podem restringir a rotação em torno da conexão, portanto a reação produzida equivale a uma força com direção desconhecida. Os apoios desse grupo são os pinos polidos em orifícios ajustados, articulações.

Este apoio apresenta asseguintes representações gráficas:

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS

BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Concreto armado eu te amo. Vol1 –3ª ed. Revisada e ampliada. São Paulo. Edgard Blücher, 2004.

BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Resistência dos materiais –para entender e gostar. São Paulo. Edgard Blücher, 2008.

http://www.professores.uff.br

http://www.ebah.com.br

Modelo prático (janela basculante)

Permite o movimento no eixo, porém não permite na horizontal nem na vertical.

Onde deslocamento X(fixo), deslocamento y(fixo) e rotação em torno de X e Y (livre).

Curso de Arquitetura e urbanismo

Modelo prático:

Articulação(pino)

Disciplina: Laboratório de estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com