TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aponte Uma ação Social Que Ocorre Em Seu Ambiente De Trabalho Ou Estudo E Argumente Como Ela Pode Ser Interpretada Dentro Da Tipificação Das ações Sociais.

Trabalho Escolar: Aponte Uma ação Social Que Ocorre Em Seu Ambiente De Trabalho Ou Estudo E Argumente Como Ela Pode Ser Interpretada Dentro Da Tipificação Das ações Sociais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

Weber tipifica em quatro tipos as ações sociais e bem sabemos que é muito difícil na realidade acharmos uma ação que seja exclusivamente racional, afetiva ou tradicional. Considerando esse aspecto aponte uma ação social que ocorre em seu ambiente de trabalho ou estudo e argumente como ela pode ser interpretada dentro da tipificação das ações sociais. (vide o exemplo do papel do professor dado no texto da atividade)

Um determinado funcionário da empresa BB Turismo, onde eu trabalhava nos anos de 2012 à meados de 2014, enviou ao presidente da empresa um e-mail questionando o por que de os funcionários não estarem recebendo até aquele presente momento um acréscimo salarial de 4,5% conquistado pelo sindicato SEMATUR. (Essa foi uma ação com relação a fins, pois foi uma atitude tomado com intúito de receber suas devidos direitos monetários.)

Ele havia enviado esse questionamento ao presidente da empresa em resposta a um e-mail que chegava na caixa de entrada de todos os funcionários diariamente, falando de atitudes que deveriam ser executadas para que houvesse um melhor ambiente de trabalho e consequentemente, uma maior prosperidade da empresa. Como o e-mail era enviado a todos da empresa, o questionamento por sua vez, também chegou a todos, e dessa forma, todos os funcionários da empresa ficaram sabendo de sua ousada atitude. Quando questionado pelos colegas de trabalho qual o motivo de tal coragem, ele respodeu que estava cansado de ouvir reclamações as escondidas dos funcionários sobre o benefício que nunca receberam e estava na hora de alguém se manifestar sobre esse assunto, e acreditava que essa ação que ele tomara, influenciaria a muitos outros funcionários, tracidicionais e novatos, a buscarem seus direitos e que dessa forma é que se faria da empresa um ambiente melhor para se trabalhar, não através de e-mails enviados diariamente. (Essa foi uma ação com relação a valores, pois foi tomada com o intuito de atribuição aos benefícios não só particulares, mas também coletivos ao incentivar os funcionários a buscarem seus direitos.)

Em questão de uma semana, o presidente o chamou a sua sala para conversarem pessoalmente. Quando questionado pelo presidente o por quê dessa atitude que, segundo ele, havia exposto de forma moral sua conduta presidencial, o funcionário respondeu que tomara essa atitude porque gostaria de ver um ambiente de trabalho feliz e uma empresa que valorizasse seus funcionários, pelos menos cumprindo suas obrigações. (Essa foi uma ação afetiva, pois colocara como referencial um sentimento maior de prazer ao enxergar, mesmo que em um âmbito futurista, todos os funcionários satisfeitos com a empresa.)

O questionamento “on-line” do funcionário foi respondido pelo presidente, explicando o por quê do atraso no aumento do salário e uma data prevista para que esse aumento chegasse e, ainda mais, uma gratificação pelo tempo que os funcionários esperaram. Essa atitude inspirou muitos funcionários que desde então passaram a questionar não somente seus direitos diretamente com o presidente, como também sugestões para melhoramento do ambiente de trabalho e dos profissionais envolvidos. E esse costume foi passado de funcionário a funcionário, dos mais antigos aos que chegavam, para que fosse enraizada na cultura da empresa. E assim foi! (Essa foi uma ação tradicional, pois a realização se teve a um costume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com