TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Ambiental

Casos: Responsabilidade Social E Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho da sustentabilidade

Analise

Este texto aborda a questão da sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação do desenvolvimento. Traça as origens e o contexto do surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável como resultado do confronto entre os países desenvolvidos e os restantes, e entre ambientalistas e desenvolvimentistas. Analisa e discute suas dimensões, mostrando as limitações da configuração em "trevo de três folhas" (ambiental, econômica e social); exemplifica a polissemia do termo e traduz o seu significado; mostra as razões da relevância do tema; e, finalmente, examina respostas que estão sendo socialmente construídas em razão dos possíveis desdobramentos da crise ambiental. Na conclusão, sintetiza as mudanças que ocorrem na trajetória da compreensão da sustentabilidade.

Questionário

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Ambiental, social, econômica, política e cultural.

Ambiental: A primeira dimensão mostra que o modelo de produção e consumo seja adequado com a base material da economia, ou seja que possam produzir e consumir de uma forma que os ecossistemas possam adaptar-se de maneira positiva diante de situações adversas. E também possam ter uma autorreparação.

Econômica: Nessa segunda é o uso inteligente dos recursos. Que supõe uma inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia ( Cravão, petróleo e gás ) e ampliar a desmaterialização da economia.

Social: Supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém pegue bens, recursos naturais e de energia que são prejudiciais a outros. Significa cortar pela raiz a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável.

Política: A consequência do esquecimento da dimensão da politica é uma despolitização total. Como diferentes e ideias e conflitos não existissem mais, como se a política não fosse essencial para mudança de determinados problemas.

Cultural: Para que tenha mudanças de valores e comportamento. Para que possamos para de consumir e usufruir, para possamos adotar e valorizar o que temos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Ambiental, social e econômica.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida.

Resposta: Poluição nuclear, pesticidas e inseticidas q

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com