TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila FreeBSD (Instalação e atualização para Stable)

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  10.507 Palavras (43 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 43

Introdução:

O intuito principal desse treinamento é apresentar o FreeBSD, mostrar sua história, a seriedade e competência da equipe que o mantém, suas particularidades, etc. A intenção é de mostrar que o sistema é uma das melhores opções disponíveis no mercado e quebrar aquele mito de que o sistema é complicado. Ao longo do treinamento você irá perceber que ele é um sistema muito organizado, que segue um padrão desde a sua primeira versão. Tudo isso ajuda, e muito, o administrador a não perder tempo e não ter necessidade de reinventar nada.

Iremos abordar a instalação do sistema operacional em si, a instalação de software com pacotes pré-compilados (semelhante aos demais sistemas) e também compilando os fontes via Ports (sem sofrer). Estudaremos também o arquivo "rc.conf", onde apenas com ele iremos configurar as interfaces de rede, hostname, rotas estáticas, softwares a serem inicializados durante o boot, parâmetros de inicialização de softwares, etc, tudo em um único arquivo, bem tranquilo e fácil de se administrar. Iremos entender a estrutura de pastas, onde encontrar scripts e arquivos de softwares incorporados no sistema ou de softwares instalados posteriormente, estudaremos também as formas de se atualizar o sistema e os aplicativos instalados, estudaremos o funcionamento dos firewalls (ipfw e pf), onde iremos trabalhar com NAT, regras de filtragem, regras dinâmicas (muitos nem sabem que isso existe), balanceamento de links e demais assuntos que possam vir a despertar curiosidade durante o curso.

Outra coisa muito importante, que muitos não tem o hábito de fazer, é a customização do Kernel, discutiremos o porquê de se fazer isso e como isso aumenta significativamente a desempenho e a segurança do sistema. Faremos isso na prática também.

Por quê escolher tecnologia FreeBSD?

Em síntese, por ser conhecido como um dos mais robustos e seguros sistemas operacionais da computação moderna. Seus dispositivos nativos de segurança garantem grade level mínimo CC/B3 EAL4 (EAL5 está em processo de validação pelo DARPA em conjunto com o CL de Cambridge) de certificação de segurança. FreeBSD é usado no coração da Internet; toda a infra-estrutura DNS F-ROOT, na raiz do sistema de resolução de nomes é sustentada por FreeBSD, que também é a base dos maiores backbones acadêmicos e governamentais, segundo Paul Vixie do ISC(Internet Systems Consortium). FreeBSD serve os sites de maior tráfego na Internet, em especial a rede Yahoo! e as maiores empresas de hosting do mercado, representando segundo a consultoria inglesa Netcraft 27% de todos os sites da Internet.

Ainda, FreeBSD é desenvolvido por centenas de engenheiros de alta estirpe, incluindomestres doutores em Ciências Computacionais; é evolução natural do BSD Unix, sistema criado na Universidade de Berkeley responsável por todas as maiores tecnologias criadas e utilizadas na Internet, desde o primeiro servidor de correio eletrônico aos protocolos TCP/IP, DNS, entre outros. BSD Unix é ainda pioneiro em software livre, foi o primeiro sistema a oferecer toda sua base tecnológica sob uma licença livre, a igualmente pioneira Licença BSD, que inclusive é a licença sob qual o FreeBSD se aplica. FreeBSD conta hoje com todos os desenvolvedores BSD originais ativos.

É o mais organizado sistema Open Source do mundo; seu modelo de gestão inclusive foi tese de pós-graduação na Universidade de Oslo. O modelo de gestão do Projeto FreeBSD é reconhecido pelo PMI como "Único, adequado, sofisticado e eficiente".

FreeBSD extende a filosofia de criação de novas tecnologias que há décadas mantém o título de sistema com grande índices de inovações. Do TCP/IP ao POSIX.1e, passando por threads com Scheduler Activations, segurança multi-camada e recordes de performance. 

FreeBSD propicia soluções com diferencial competitivo para as organizações. É um sistema com características exclusivas de segurança, performance e estabilidade, e que oferece os principais padrões de tecnologia do mercado. É a opção de escolha das maiores empresas de internet no mundo, e várias outras das mais bem sucedidas empresas de tecnologia. 

(fonte: FreeBSD Brasil)

Mais um fator que vale a pena ressaltar, é que os mantedores do FreeBSD, o “Core Team” e os demais “Comitters”, não são responsáveis só pelo Kernel, são responsáveis pelo sistema operacional inteiro, o que oferece mais confiabilidade no sistema como um todo. 

Instalação:

Irei abordar aqui, uma instalação customizada, porém bem simples, através do CDRom.

Nesse caso eu utilizei a versão i386 8.2 RELEASE, que é a versão mais atual no momento, foi disponibilizada dia 19/02/2011.

Você pode baixar a imagem do CD através do link "ftp://ftp.br.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/8.2/FreeBSD-8.2-RELEASE-i386-disc1.iso"

Sempre aconselho a checagem dos periféricos, por questões de compatibilidade, pois apesar de acontecer bem dificilmente, às vezes podemos ter problemas com hardwares não suportados.

Bom, eu aconselho, mas na verdade nunca faço isso, o processo de instalação do sistema é tão rápido, que é preferível instalar e checar as compatibilidades com o sistema já instalado ou mesmo durante a instalação. Isso se você já tiver o computador, é óbvio! Agora se você ainda for comprá-lo, aí sim você deve se atentar a todos os detalhes para que o seu hardware seja 100% compatível com o FreeBSD e você não tenha surpresas desagradáveis.

Então vamos ao que interessa, dê o boot no computador a partir do CD e você encontrará uma tela de boas vindas, como a imagem a seguir.

Não irei comentar aqui todas as opções disponíveis durante o processo inteiro, como disse antes, faremos uma instalação simples, quem ficar curioso com algo que eu não comentar, ótimo, sinal que está interessado no assunto, no handbook tem praticamente tudo (http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/install.html) vale a pena ler.

Aqui escolheremos a opção número 1 (default). Quem não quiser ficar esperando 10 segundos, é só pressionar "enter".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.4 Kb)   pdf (3.5 Mb)   docx (495.6 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com