TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de Depilação História

Por:   •  23/3/2023  •  Abstract  •  20.871 Palavras (84 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 84

APOSTILA DEPILAÇÃO-

HISTÓTIA E ORIGEM

Já na época de Cleópatra, no Antigo Egito, as mulheres se depilavam.Diz a lenda que elas teriam sido as primeiras a utilizar o extrato desândalo, a argila e o mel de abelha. Ingredientes que dariam origem ádepilação com as ceras de hoje em dia. Mas, segundo crônicas dos anos2000 a.c., cidadãos da Antiga Grécia também não suportavam de que setem notícia usado na depilação: o estrigil. E o era o estrigil? Uma Varinhade 16 a 30 cm de comprimento, com a ponta curva.Bem, esse instrumento teria sido muito usado para raspar uma pasta ábase de vegetais, cinzas quente e argila, que as mulheres gregas passavamsobre a pele quando queriam se depilar. Um tremendo sacrifício. Assacerdotisas dos templos de Creta, que depilavam o corpo inteiro,chegavam a tomar uma bebida entorpecente para aliviar o sofrimentodurante todo esse processo.Agora, imagine a própria pessoa, sem conhecimento da estrutura de pelee pêlos, se depilando... Volta e meia os efeitos colaterais da práticaamadora da depilação acabaram resultando numa aparência contrária ádesejada. Em vez de uma pele de aspecto fresco, lisa e linda, obtém-seuma pele irritada e de aspecto desagradável. Então, pode-se dizer que foia busca de uma depilação perfeita (tanto no aspecto da beleza quando noda saúde) – praticamente impossível de ser executada pela própria pessoa– que abriu a brecha para profissionalização.E como a profissão se popularizou?Aí, certamente, as primeiras depiladoras profissionais devem ter surgidopara atender as celebridades. E, como já foi dito, o movimento transpirouna mídia, rolou e virou uma bola de neve. Prova disso é a multiplicaçãodos corpos quase totalmente despidos de panos e pêlos nas praias episcinas brasileiras. E a expansão de clínicas de estéticas, spas e salões de beleza com suascabines de depilação.

2. OS SETE MANDAMENTOS DA DEPILADORA

1- Manter sua aparência saudável, com pele, as mãos e os cabelosbem tratados.

2- Usar roupas discretas e sapatos confortáveis.

3- Evitar jóias e bijuterias que atrapalhem o trabalho.4- Inspirar confiança no cliente informando-o, antecipadamente, dosprocedimentos para o tipo de depilação que ele deseja fazer.5- Ler sobre temas que tenham a ver com a profissão.6- Freqüentar feiras de lançamento de cosméticos e assistir palestrassobre pele, pêlos de depilação.7- Ter força de vontade para estar sempre atualizada com astécnicas, e os produtos e a moda. ÉTICA PROFISSIONALMuitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto denormas de condutas que deverão ser postas em prática no exercício dequalquer profissão. “Seria a ação” reguladora” da ética agindo nodesempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seusemelhante quando no exercício da sua profissão.A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento doprofissional com sua clientela, visando a dignidade humana e aconstrução do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce suaprofissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de éticaprofissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que

3. regulamento determinada profissão a partir de estatutos e códigosespecíficos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc.Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada emquestões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si.Questões como o aborto, pena de morte, seqüestros, que ultrapassam ocampo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte,seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que seapresentam como éticos- porque pedem uma reflexão profunda – e, umprofissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mascomo um pensador , um filósofo da ciência”, ou seja, da profissão queexerce.Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividadeprofissional humana. Sendo a ética inerente á vida humana, suaimportância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cadaprofissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais,pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana “ofazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito á competência, áeficiência que á conduta do profissional, ao conjunto de atitudes quedevem assumir no desempenho de sua profissão.“A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com anatureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoahumana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pelaÉtica: “o que é” o homem e para que vive, logo toda capacitação científicaou técnica precisa estar em conexão com os princípios essências da Ética.(MOTTA, 1984, p.69)Constata-se então o forte conteúdo ético presente no exercícioprofissional e sua importância na formação de recursos humanos.

4. BIOSSEGURANÇA Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam aevitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos,agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.O profissional de estética durante a realização de limpezas de pele estáexposto á uma grande variedade de microorganismos, que podem sercausadores de doenças infectocontagiosas.Essa exposição acaba sendo facilitada, derivo á proximidade profissional,cliente durante o atendimento, no qual um período de contatoprolongado, aumentado as chances de exposição do profissional a fluidosorgânicos, provenientes do cliente e de contato com lesões presente napele do mesmo. Além disso, a altarotatividade no atendimento e a omissão ou até mesmo odesenvolvimento, por parte do próprio cliente de que possui algumadoença infecto-contagiosa, podem contribuir para o contagio doprofissional. Levando em conta fatores de risco, é de fundamentalImportância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentreelas, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’8), os quaisincluem:luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção. O objetivo dotrabalho é abordar, através da revisão de proteção do profissional, contardoenças como:Herpes simples, hepatite B, Hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose, atémesmo aAIDS. Este trabalho apresente, através de estudos do caso, uma análise douso de equipamentos de proteção individual, pelo profissional de estéticadurante a realização da limpeza de pele, utilizando-se como instrumentosde coleta de dados, um questionário.

5. Levando em consideração os fatores de risco, é que a biossegurança visaações voltadas para a proteção da vida é o uso dos equipamentos deproteção individual, os quais incluem: luvas, óculos de proteção, máscara,avental e gorro. Esses equipamentos agem como verdadeiras “barreiras”contra microorganismos patogênicos e, tornam-se deficientes, Quandosão usados de forma incorreta ou de forma incompleta.Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção,minimização ou de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimentotecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer asaúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidadedos trabalhos desenvolvidos.Biossegurança deve ser restar como a realização de práticas destinadas aconhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde, e também emestética,pode aportar ao ambiente e a vida, e deve ser um dos principalmenteobjetivos de uma empresa. A precaução com a biossegurança faz parte deuma tendência mundial, não estando restrita somente a área da saúde.Está apoiada em umatendência de paradigma cultural, promovendo nossos padrões decomportamento, no que diz respeito á prevenção do meio- ambiente e daprópria vida.Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde humana,durante a prestação serviços é a utilização dos EPI’s os.De acordo cm as precauções Universais os profissionais devem evitarcontato direto com matéria orgânica, através do uso de barreirasprotetoras como luvas, aventais, máscaras, gorro e óculos, os quais irãoreduzir as chamas de exposiçãoda pele e mucosas a materiais infectados.As precauções universais têm por objetivos imitar que trabalhadores daárea da saúde, considerando também os que trabalham na área deestética, entrem em contato com fluídos orgânicos como sangue, exsudatos e secreções contaminadas, por real parental, por ria da membranamucosa ou da pele não intacta.As barreiras a proteção reduzem o risco de exposição tanto da pele comodas membranas mucosas do profissional da saúde ao material infectante.A seguir serão abordados todos os equipamentos de proteção individual,que devem ser utilizados pelo profissional de estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (145.7 Kb)   pdf (303.5 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 83 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com