TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apredizagem Psicologia

Trabalho Escolar: Apredizagem Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

Aprendizagem

De acordo com a matéria Disciplina psicologia da Educação estudada, aprendizagem é todo conhecimento adquirido, absorvido pelo o individuo, sabendo que cada um tem uma aprendizagem diferente mesmo o conteúdo sendo o mesmo. A aprendizagem pode se da a partir de situações totalmente informais, ou pode ser o resultado de uma ação planejada ou intencional como o da sala de aula. Todas aprendizagens são importantes, porém a sua relevância depende de seu conteúdo e o significa pra que se aprende e o quanto ela modifica o individuo. Outra variável importante no processo de aprendizagem é a cultura. A cultura molda caracteres, modo de pensar e agir, o que induz o ser humano a aprendizagens através dos costumes aceitos.

De acordo com as teorias abordadas em sala de aula podemos observar na teoria Comportamental, compreender que o desenvolvimento humano resulta de um processo de aprendizagem contínua e pode ser estudado de maneira objetiva e científica. na teoria da aprendizagem tradicional do Behaviorismo( PAVLOV E SKINNER) O individuo humano e um respondedor de estímulos apresentados pelo meio, ou seja de modo que o meio ambiente controla o comportamento. Portanto o desenvolvimento humano resulta da experiência individual. Reforçadas por históricos de reforços negativos e positivos.

Nas teorias cognitivas de PIAGET, compreende-se que o desenvolvimento ocorre da interação de fatores inatos e da experiência. Para PIAGET o desenvolvimento humano cumpre com a funções de produzir estruturas lógicas para atuar sobre o mundo. A conclusão é de que as espécies herdam duas tendências básicas de pensamentos, as quais ele chamou de “funções invariantes” a organização e a adaptação.

Essa teoria apóia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas.

Segundo Vygotsky, o homem se produz na e pela linguagem, isto é, é na interação com outros sujeitos que formas de pensar são construídas por meio da apropriação do saber da comunidade em que está inserido o sujeito. A relação entre homem e mundo é uma relação mediada, na qual, entre o homem e o mundo existem elementos que auxiliam a atividade humana. Estes elementos de mediação são os signos e os instrumentos. O trabalho humano, que une a natureza ao homem e cria, então, a cultura e a história do homem, desenvolve a atividade coletiva, as relações sociais e a utilização de instrumentos. Os instrumentos são utilizados pelo trabalhador, ampliando as possibilidades de transformar a natureza, sendo assim, um objeto social.

Dado o exposto podemos observa que toda ação educativa necessita ter uma fundamentação baseada em uma concepção teórica que a direcione.

Através de um pensamento filosófico sobre a educação, devemos sempre buscar contribuir para a construção de uma Educação que não se preocupe apenas com o ensino ou com a formação de aprendizes, mas que tenha compromissos éticos sustentados teoricamente pelas teorias da aprendizagem, tendo como objetivo final a introdução da psicologia da educação nos tempos modernos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com