TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Do Curso

Artigo: Apresentação Do Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Caro Aluno

Seja bem-vindo.

Esta disciplina é de certa forma continuação das disciplinas de Estatística e Estatística Aplicada, bem como das disciplinas de Matemática vistas anteriormente, assim sendo é sempre conveniente que você revise os conceitos matemáticos aprendidos em disciplinas anteriores.

O estudo da Pesquisa Operacional, como de todas as ciências exatas, obriga à repetição, o maior número de vezes possível, de exercícios de fixação. No presente material os cálculos definidos são mostrados uma única vez, como exemplo, mas o aluno deve se lembrar que terá à disposição nos materiais complementares uma grande quantidade de exercícios e problemas e que o aprendizado somente será garantido caso eles sejam feitos em sua totalidade.

A ideia geral da disciplina é saber utilizar modelos matemáticos, simulações e outras ferramentas científicas visando à correta alocação de recursos nas operações organizacionais maximizando resultados e minimizando desperdícios.

A disciplina apresenta a pesquisa operacional como método científico de tomada de decisões. Isso é feito através da exposição da evolução histórica da disciplina, com a apresentação de aplicações e o estudo das várias técnicas, como programação linear e o método simplex. Ocupa-se também dos desenvolvimentos de modelos de solução de problemas e das questões de maximização e minimização.

O curso de Pesquisa Operacional foi dividido da seguinte forma:

Inicialmente trataremos dos assuntos referentes ao histórico da Pesquisa Operacional, assim como os objetivos e a metodologia. Como são calculadas e quais seus limites de utilização. Esses conceitos são importantes para se ter a ideia exata do que significa a Pesquisa Operacional. É um assunto no qual o raciocínio lógico é fundamental. Procurou-se apresentá-lo de maneira progressiva e natural, não se prendendo a grandes refinamentos matemáticos. No final desse módulo você vai encontrar um resumo onde as ferramentas matemáticas são apresentadas de modo mais formal. A ideia básica deste capítulo é dar uma visão geral da disciplina.

A seguir trataremos da modelagem matemática e das formas de representação de problemas. Falaremos também dos campos de aplicação da Pesquisa Operacional.

Posteriormente faremos um estudo específico da Programação Linear, desde a modelagem dos problemas até as resoluções gráficas, algorítmicas e computacionais desses problemas.

a- Conteúdos (assuntos)

1-Histórico da Pesquisa Operacional.

2-Objetivos e Metodologia da Pesquisa Operacional.

3-Modelagem e formas de representação de problemas.

4-Campos de aplicação da PO: Técnicas e Métodos.

5-Programação Linear: Modelagem do Problema.

6-Maximização:Tipos de Solução:

6.1-Solução Gráfica.

6.2-Simplex

6.3-Solução Computacional

7- Minimização: Tipos de Solução:

6.1-Simplex

6.2-Solução Computacional

8-Aplicações Típicas

b – Avaliações

Como é de seu conhecimento, você estará obrigado a realizar uma série de avaliações, cabendo a você tomar conhecimento do calendário dessas avaliações e da marcação das datas das suas provas, dentro dos períodos especificados.

Por outro lado, é importante destacar que uma das formas de você se preparar para as avaliações é realizando os exercícios de auto avaliação, disponibilizados para você neste sistema de disciplinas online. O que tem que ficar claro, entretanto, é que os exercícios requeridos em cada avaliação não são repetições dos exercícios da auto avaliação, ou seja, você não encontrará nas provas os exercícios que estão no site, mas sim exercícios parecidos.

Para sua orientação, informamos na tabela a seguir, os assuntos que serão requeridos em cada uma das avaliações às quais você estará sujeito:

Conteúdo a ser exigidos nas avaliações

Avaliações

Assuntos

Exercícios de auto avaliação relacionados

NP1

Histórico da Pesquisa Operacional. Objetivos e Metodologia da Pesquisa Operacional. Modelagem e formas de representação de problemas. Campos de aplicação da PO: Técnicas e Métodos. Programação Linear: Modelagem do Problema. Maximização: Tipos de Solução: Solução Gráfica. Simplex

Exercícios relacionados

NP2

Maximização: Tipos de Solução:

Solução Computacional

Minimização: Tipos de Solução:

Simplex, Solução Computacional Aplicações Típicas

Exercícios relacionados

Substitutiva

Toda a matéria

Todos os exercícios

Exame

Toda a matéria

Todos os exercícios

C – Referências bibliográficas

BIBLIOGRAFIA

Básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com