TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Auditoria

Artigos Científicos: Aps Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho destina-se Atividade Prática Supervisionada do Curso de Ciências Contábeis da Facsum – Faculdade do Sudeste Mineiro, objetivando equalizar e integrar a teoria com a prática, vinculada ao curso, verificando a importância os clientes como inicio e fim dos processos organizacionais.

A empresa foi escolhida em razão de um dos integrantes do grupo ter relação direta com a estrutura que a entidade possui, a qual contribuirá e facilitará significativamente para a análise dos tópicos.

Nesse estudo será apresentado a empresa, os meios e o processo de produção, o mercado de consumo e seus concorrentes, etc.

O foco principal do trabalho está em analisar a relação do cliente com a empresa que realmente existe atualmente no mercado, pois, vários são os métodos e modos de tratamento e atendimento aos consumidores, porém, dentro dessa variedade há muitos que não são “devidos” – partindo do ponto de vista da maior satisfação do cliente para com o produto e/ou serviço.

Outro ponto a ser analisado é todo o processo de produção, e planejamento do produto e/ou serviço prestado dentro da empresa, até que este chegue ao consumidor final, enfatizando os devidos cuidados tomados, e o empenho de produção e/ou prestação do serviço.

Por fim, após todo o estudo, exporemos nossa opinião relatando comportamentos observados e definidos como devido ou indevido, fazendo as devidas analises propondo oportunidades de melhorias, seja no processo de produção, ou no serviço prestado ao cliente.

2. ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da organização.

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

Escolhemos a empresa Rede Opa Supermercado Ltda. pelo fato de já haver um contato por parte de um dos integrantes do grupo, como já foi dito aqui. Essa organização é constituída de uma sociedade empresária Ltda. e enquadrada como uma Micro Empresa. É estruturada de forma hierárquica e seu organograma é basicamente da seguinte forma:

A Rede Opa de Supermercados foi fundada no ano de 2002, embasada no princípio do Associativismo, onde os benefícios conquistados são compartilhados para seus associados. Hoje, a rede conta com 20 associados (como por exemplo, os Supermercados: Eldorado, Mais por Menos, Morais, Nova Era, Sales & Moura, etc.) e 29 lojas espalhadas pela Zona da Mata Mineira e Noroeste Fluminense, onde a ultima a ser inaugurada foi na cidade de Muriaé (MG), com amplo espaço, instalações novas e modernas, para o melhor atendimento a seus fornecedores e parceiros.

A empresa é consolidada como uma das maiores redes de supermercados do interior de Minas, ou seja, desde que foi fundada a empresa evoluiu muito e está em processo de franco crescimento.

A Rede Opa trabalha com um volume de compras anual em torno dos R$ 180 milhões, gerando mais de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 empregos indiretos. Somado a isso, a empresa ainda busca sempre a integração socioeconômica de seus Associados, focando e estimulando ações para o desenvolvimento local.

A organização atua no ramo do comércio no setor varejista, que vende diretamente para os consumidores finais, fornecendo produtos alimentícios, materiais de higiene e limpeza, entre outros.

2.1.2 Principais equipamentos, principais produtos e processos, composição da força de trabalho.

A Rede Opa Supermercados foca no bom atendimento e agilidade de atendimento, e por isso ela trabalha com máquinas e equipamentos operacionais diversos (como caixas, máquinas panificadoras, de corte de carnes, entre outras) que ajudam no melhor serviço.

O Supermercado trabalha com o fornecimento tanto de alimentos perecíveis como com alimentos não perecíveis. Os alimentos perecíveis são aqueles que devem ser mantidos em condições especiais de temperatura para a sua conservação, pois pode ocorrer o desenvolvimento de germes se não forem guardados na temperatura recomendada pelo fabricante. Como por exemplo: frutas, legumes, verduras, carnes, produtos a base de lactose, etc. Já os alimentos não perecíveis são aqueles que possuem tempo de durabilidade longo e não precisam ser mantidos sob refrigeração, congelamento ou aquecimento. Podem ser armazenados à temperatura ambiente. Como exemplo temos os grãos, massas, enlatados , etc. Além desses produtos alimentícios a empresa provém de produtos de limpeza e higiene.

A Rede Opa trabalha com diversos fornecedores, que dão suporte na obtenção de produtos para fins de comercialização, dando aos clientes um leque de opções e variedades na hora da compra, tanto na qualidade dos produtos como nos preços.

Esse processo de solicitação junto aos fornecedores, ao contrário de muitas outras organizações, não é feita por um departamento específico (Departamento de Compras), mas pelo próprio dono, que alega ter assim um maior controle de entrada das mercadorias.

A Rede Opa gera vários empregos que compõem a força de trabalho da empresa. Essa, por sua vez, colabora diretamente ou indiretamente para que haja um atendimento melhor e mais ágil. Dentre esses colaboradores podemos citar, como exemplo, os operadores de caixa, auxiliares de vendas, balconistas, repositores de mercadorias, faxineiros, gerentes, subgerentes, vigias, etc.

2.1.3 Principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo.

Quando se fala em Supermercados dá para ter a noção de que o mercado consumidor é vasto, e que não dá para atender a todos simultaneamente. Porém geralmente são donas de casa, bares, restaurantes, conservadoras (visando o departamento de limpeza), ou seja, consumidores em geral.

No segmento do comércio varejista em Juiz de Fora, por exemplo, há um mercado muito competitivo, e para se sustentar é necessário qualidade e compromisso da empresa. Para isso a Rede Opa utilizou da segmentação de mercado para definir um público-alvo, e assim dar suporte a seus clientes de uma forma mais “particular”, atendendo, consequentemente, os interesses do segmento. Foram esses:

• Geográfico – pois a empresa objetivou se fixar em uma área de fácil acesso;

• Psicografia – pois atende ao estilo de vida de cada cliente.

• Comportamental – pois traz para o cliente um bom atendimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com