TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Edificações

Exames: Aps Edificações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho, esta de acordo com manual de biossegurança, (parte 2), onde introduzir ao leitor um conjunto de informações básicas referentes ao planejamento das Edificações. Os projetos físicos do EES são regidos e normatizados por órgãos federais, estaduais e municipais, através de portarias e normas. Em nível estadual e municipal, as secretarias utilizam essa portaria (RNS), como instrumento para exercerem os controles e fiscalizações sobre projetos e construções em edificações, tais controles como as normas regulamentadoras em biossegurança.

Toda e qualquer construção de edifício, é necessário e obrigatório que haja um responsável técnico, seja ele arquiteto, engenheiro e ou dependendo da metragem quadrada podendo ser até mesmo por um técnico de edificações. Cabe a este profissional elaborar com criatividade com concepção e aproveitamento de espaço, estudos preliminares, anteprojeto, projeto, conduzir e acompanhar a obra até sua finalização. E materialização de tal projeto sempre é necessário que tenha uma construtora responsável.

A nossa proposta não é o seu estudo detalhado, mas sim, tecer comentários e esclarecimentos sobre a biossegurança das edificações de modo que a sua aplicação, na elaboração dos projetos se torne efetiva e clara, levando em consideração os detalhes de sinalizações, proteção e segurança do trabalhador. (AZEVEDO A. H. 2000)

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Técnica de edificar

De acordo com YAZIGI W (2011), a técnica de edificar trata-se de um trabalho de enfoque exaustivo na técnica de construir edifícios. Esse trabalho é executado por vários tipos de profissionais começando com o projeto elaborado pelo arquiteto, incluindo a direção do engenheiro e produção como mão- de- obra operária. Toda técnica em edificações se divide em etapas, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, exige regulamentações e diretrizes, vale ressaltar que as etapas estão desde o levantamento topográfico do terreno até a responsabilidade sobre a conclusão da obra e sua gestão de manutenção.

E quanto AZEVEDO A. H (2000) a elaboração das edificações existem trabalhos diversos como reaproveitamento e tratamento de materiais que deverão ser feitos desde que o custo da mão- de- obra exigida seja menor do que o do produto no mercado. No estudo preliminar da edificação são focalizados os aspectos sociais, técnico e econômico, a localização do lote e suas características, as características de uso, as opções possíveis, as avaliações de custo e de prazo.

Ainda de acordo com AZEVEDO A. H. (2000) o projetista faz a identificação do lote, a verificação da quadra e localização e a orientação do lote com relação à linha NS. Em conjunto com os outros profissionais faz-se a verificação da existência de rede elétrica, rede de água, rede de esgoto, rede de gás, cabos telefônicos na via pública, tipo de pavimentação existente na rua e largura da mesma, em nível econômico das construções vizinhas, esse é o início da técnica em edificar obras. Se a construção for fora da capital informa-se à respeito dos meios de transporte, da capacidade do comércio de materiais de construção e da rede bancária local.

2.2 Pessoas envolvidas na construção de edifícios

AZEVEDO A. H. (2000) aponta que devido ao grande volume de obras e à escassez de operário da construção civil que abrange do servente aos especializados, atualmente o que se encontra é elementos que saem da lavoura e se dirigem para os grandes centros, à procura de melhores condições de ganho. Surge a necessidade do ensinamento artesanal da construção civil, artesanato que ainda existe e que tende a desaparecer com as indústrias dos pré-fabricados.

Os especialistas responsáveis pela edificação precisam estar em contato permanente com a obra e com seus operadores. Tais operadores deveriam passar também sempre por especializações, pois a construção civil esta ligada o tempo todo com inovações tecnológicas deixando assim a desejar em alguns processos da obra. Por isso o governo esta sempre atualizando cursos para operadores da construção civil.

Um dos cursos mais completos na área da construção civil é o de técnico em edificações, onde de acordo com AZEVEDO A. H. (2000) este é um profissional que transita operacionalmente entre o nível superior da construção civil (engenheiros e arquitetos) e seus níveis básicos (serventes, mestres- de- obras, etc.) o que exige um bom conhecimento tanto de obras como de projeto. Ao ser consagrado com a titulação do CREA o Técnico poderá PROJETAR e EXECUTAR obras de até 80 m2 de área construída daí a importância desse conteúdo. Nesta disciplina o aluno toma conhecimento dos fundamentos conceituais e metodológicos em arquitetura de edificações o que irá determinar projetos pautados na pesquisa sócia- econômica, na linguagem arquitetônica, no conforto ambiental, na funcionalidade, na estética, na racionalidade construtiva e nos preceitos legais.

2.3 Etapas para a construção de edifícios

Primeiramente deve–se seguir o memorial descritivo onde especifica tudo e todo o modo e sequencia que a obra deve obrigatório ser conduzida. De acordo com o memorial descritivo as etapas da obra vem em sequencia, primeiro a limpeza do terreno é necessária para maior facilidade de trabalho no levantamento plano- altimétrico, permitindo obter-se um retrato fiel de todos os acidentes do terreno, assim como para os serviços de reconhecimento do subsolo (soldagens). Levantamento plano altimétrico como dito por Azevedo 2000, no qual deverão constar: 1) a poligonal; 2) as curvas de níveis, geralmente deverão ser de 0.50m em 0.50m, de acordo com a inclinação do terreno. Em terreno muito acidentados os espaçamentos poderão ser maiores, na ordem de 1,00m. Em terrenos de pouco caimento (quase plano), as curvas de níveis deverão ser de maior precisão, ordem de 0.10m, para o projeto do escoamento das águas pluviais; 3) as dimensões perimetrais; 4) os ângulos do lados; 5) a área; 6) a fixação do RN (referencial de nível); 7) as construções exigentes; 8) as árvores; 9) as galerias de águas pluviais ou o esgoto; 10) os postes e seus respectivos números (mais próximos do lote);11) as ruas adjacentes; 12) o croqui de situação, com o aparecimento da via de maior importância ou qualquer obra de maior vulto (igreja, ponte, viaduto, etc.) do loteamento ou do bairro; 13) a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com