TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Da Qualidade Etapa 2

Dissertações: Atps Gestão Da Qualidade Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS - FAR

Av: Ari Coelho, 829, Cidade Salmen – Rondonópolis/MT – CEP 78.705-050 Fone: (66) 3411-7600

CURSO: ADMINISTRAÇÃO: 7ª e 8ª série

DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE

Ana Paula Soares RA: ,,,,,,,

Jeânia Teixeira Gonçalves RA: 2121216597

Mônica Carla RA:

ATPS ETAPA 02

Aula tema: Qualidade por setores. Gestão da Qaulidade Total - TQM

PROFESSOR: NARCISO VITES DA SILVA

RONDONÓPOLIS/MT AGOSTO DE 2013

Empresa Obejto de Estudo : Yara Brasil Fertilizantes S/A

Empresa multinacional que atua no setor do agronegócio, trabalha na importação, produção e distribuição de fertilizantes. Possui várias unidades espalhadas no país, sempre em lugares estratégicos. Como trabalha com grande percentual de matéria-prima importada, possui localização estratégica próxima a bases de portos preparados para descarga de cargas sólidas. Pela importância que o Estado do MT para o segmento, possui Unidades na Cidade que realiza quase 100% de suas entregas para clientes dentro do Estado, isto impulsionado por incentivos concedidos pelo Governo para fomentar o segmento, visando aumentar competitividade dos produtores locais, frente ao mercado nacional e internacional.

Atualmente o grupo é o maior produtor mundial de fertilizantes, no Brasil ainda não atingiu liderança do setor, mas sua visão é até 2016 ser a maior do setor, para isto já vem colocando em prática estratégias para aumento de mercado e produção, prova disto foi seu ingresso no Brasil, em 2000 comprou empresa centenária com marca muito respeitada e com now how de líder de mercado. Em 2004, comprou outra S/A nacional, neste momento, teve oportunidade de dobrar número de Unidades Fabris, mas de acordo com estratégia a longo prazo, assumiu carteira com unidades próprias e encerrou atividades da concorrente adquirida vendendo seus ativos, isto porque existia capacidade osseosa em suas estruturas já instaladas e não haveria demanda para manter todos as filiais em pleno funcionamento. Além disto, qualquer oscilação de mercado representaria fábricas rodando com capacidade reduzida, em consequência absorvendo aumento de seu custo fixo.

PÚBLICO ALVO

Sua carteira de clientes está concentrada quase em sua totalidade no Estado do MT, primeiro pelo potencial do mercado. Estado do Mato Grosso hoje é o maior produtor de grãos do país, sendo um mercado até então pouco explorado pelo Grupo. Por ter ingressado no mercado adquirindo marca genuinamente “sulista”, possuía base forte no sul do país, onde seu share ultrapassa os 30% do mercado, enquanto no MT, seu Share não ultrapassou 5% do total produzido e comercializado. Portanto, alinhando baixa participação do grupo no Estado ao crescente aumento da produção, nossa região torna-se campo promissor para atingir meta de crescimento esperado pelo grupo. Resultados apresentados até o momento já demonstram aumento da sua participação no mercado Mato Grossense, e muitos projetos de expansão de Unidades Industriais já estão em andamento. Recentemente, grupo adquiriu outra empresa S/A, aumentando seu efetivo industrial de 13 fábricas no país para 32 filiais espalhadas de Norte à Sul do Brasil.

Sua aposta é na diversificação de produtos de forma a atender seus clientes chave, apostando em inovação, produtos de alta qualidade e agregação de valor ao produto através de melhorias em seus processos de compra, beneficiamento e distribuição de seus produtos com melhor eficiência, onde um dos seus valores é “tornar-se referência no mercado – ser modeladora do segmento”.

1. A empresa utiliza algum princípio da gestão da qualidade ? Se sim, quais ?

Em 2009, setor apresentou momento crítico, influenciado pela crise imobiliária nos Estados Unidos, gerando instabilidade no comércio exterior. Como empresa necessita adquirir no mercado externo parte de suas matérias-primas, uma vez que o Brasil ainda não é autossuficiente para abastecer seu mercado, os impactos no setor levou a muitas empresas repensar sua forma de trabalhar. O desafio das filiais brasileiras foi a de adequar-se aos padrões internacionais da corporação, na tentativa de melhorar sua forma de produzir, agregando valor ao produto como forma de diferenciação frente ao mercado, buscando maximizar os lucros com eliminação de desperdício na produção como forma de reduzir seus custos fixos, gerando melhores condições de preços para manter-se no mercado. Para atingir estes objetivos, iniciou-se a implementação da Cultura LEAN, sistema de produção enxuta aplicada na Toyota e muito difundida em grandes corporações. A implementação seguiu algumas etapas:

• Definição de um comitê responsável pelo treinamento de todos os colaboradores, apresentando ferramentas e filosofia LEAN , visando redução de desperdício.

• Primeira atividade foi aplicar ferramenta de 5S, com redução de materiais obsoletos e organização dos setores, tarefa realizada no primeiro ano do programa de forma sistêmica, com auditorias anuais para avaliação de todos os sites;

• Segundo ano, o foco tornou-se os processos. Neste momento, iniciou-se a padronização das atividades, onde todos colaboradores tiveram que mapear e padronizar todas as suas atividades. Esta tarefa também foi indicador de desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com