TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquarela Papelaria

Ensaios: Aquarela Papelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.058 Palavras (9 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONCEITOS

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

2.2 ATRIBUIÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO DE UMA EMPRESA

2.3. FERRAMENTAS FINANCEIRAS

2.3.1. Fluxo de Caixa

2.3.2. Demonstração de Resultado do Exercicio – DRE

2.3.3. Softwares Financeiros

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

4. ANÁLISE DA EMPRESA

5. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A história vem provando que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje, esses conceitos são fortes aliados aos empresários, fornecendo relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira de uma empresa.

Em tempos de economia global, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável a presença de um planejamento. No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas a velocidade da luz, oportunidades de negócios surgem nos mais diferentes locais do mundo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios entre outros. Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro.

O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para a estratégia empresarial fornecendo um referencial técnico para os executivos tomarem decisões que acarretam no crescimento de uma empresa.

Primeiramente, apresentam-se conceitos e objetivos de uma administração financeira e do administrador financeiro.

Em seguida será apresentada a empresa AQUARELA PAPELARIA ao qual serão demonstrados, analisados e diagnosticados os seus procedimentos financeiros. Serão demonstradas as ferramentas financeiras utilizadas pelo administrador financeiro no desempenho de suas funções, como o Fluxo de Caixa entre outros.

Depois, será mostrado os tipos de operações realizadas pela microempresa; quais tributos está sujeita e por fim uma análise econômica do mercado.

2. CONCEITOS

2.1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Administração Financeira compreende o registro e análise da vida econômica da empresa, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Trata das atividades de controle contábil, abrangendo tanto a contabilidade comercial quanto a fiscal, o controle financeiro das contas a receber e dos valores a pagar, bem como distribuição dos recursos na empresa. Trata também das responsabilidades de manter um fluxo contínuo de recursos, para que não sejam adiadas decisões importantes para a vida da organização. Segundo SANVICENTE (1987, p.21), “o objetivo básico da administração financeira é a maior rentabilidade possível sobre o investimento dos proprietários, visando à rentabilidade máxima, sem comprometer a liquidez da empresa”.

2.2. ATRIBUIÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO DE UMA EMPRESA

O Administrador Financeiro contribui consideravelmente com os conhecimentos técnicos que conduzem de forma harmônica as atividades e operações existentes em função do negócio da empresa. É um profissional que cuida das finanças, cumprindo seus compromissos nas datas dos vencimentos, captando recursos, quando necessário, a um custo mais baixo. Ou ainda, num panorama melhor, aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes.

Segundo GITMAN (1984, p.20), “já que a maioria das tomadas de decisões da empresa é medida em termos financeiros, não surpreende que o administrador financeiro desempenhe um papel-chave na operação da empresa”. É importante que todos os responsáveis por decisões, independente de sua área de atuação, tenham uma visão básica sobre a função financeira.

2.3. FERRAMENTAS FINANCEIRAS

No desempenho de suas funções, o Administrador Financeiro deve ter conhecimento das diversas demonstrações financeiras existentes, o que vem de encontro com as palavras de GITMAN (1997, p.66), “é fundamental entender as demonstrações financeiras para administrar um negócio e saber como ele opera. As demonstrações financeiras fornecem uma rápida visão intuitiva da situação da empresa, um ponto de partida para análises posteriores”. Entre elas pode-se citar:

- Fluxo de Caixa;

- Balanço Patrimonial;

- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

- Softwares Financeiros

2.3.1. Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é um controle adotado pelo administrador financeiro que tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando identificar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações rentáveis para a empresa.

Deduz-se que o Fluxo de Caixa é de vital importância para a continuidade da empresa.

2.3.2. Demonstração de Resultado do Exercício – DRE

A finalidade básica da Demonstração do Resultado do Exercício é descrever a formação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final, que é o lucro ou prejuízo.

2.3.3. Softwares Finaceiros

O uso de ferramentas como softwares financeiros auxilia no planejamento e administração financeira de uma empresa. Os softwares são desenvolvidos para que as empresas possam planejar suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com