TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Aquarela ?o Que E Afresco ?

Artigo: O Que E Aquarela ?o Que E Afresco ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Aquarela:

Aquarela significa um tipo de pintura feita com tintas que são diluídas em água. Aquarela é uma técnica feita com papel, onde utiliza-se diversas ferramentas como papiro, plástico, couro, casca de árvore, tela, e etc.

A técnica da aquarela surgiu na China, há mais de 200 anos, exatamente na mesma época onde foram inventados o papel e os pincéis. É possível ver também exemplos dessa pintura na Idade Média, depois espalhou-se para vários países da Europa, como Inglaterra, França e Itália. Inicialmente a aquarela era considerada uma coisa fútil, desnecessária e muito feminina para os hábitos da época, e era vista com um certo preconceito.

Atualmente, aquarela é um método de aprendizado nos colégios, onde os estudantes aprendem as técnicas desde cedo, e as praticam em aulas de artes, desenho, e etc.

História da aquarela

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos, e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras suas.

Em 1550, um artista de nome John White participou da expedição de Sir Walter Releigth, registrando a vida, o ambiente e os costumes do Novo Mundo, sendo considerado por alguns como o pai da aquarela. Mas foi somente no século XVIII que a técnica passou a ser considerada como um método autônomo e independente, difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”. Neste momento surgem nomes como Alexander Cozens, o poeta pintor William Blake, John S. Cotman, Peter de Wint e John Constable, mas foi sem duvida William Turner quem melhor soube explorar suas possibilidades; e muitos desconhecem que Turner produziu 19.000 aquarelas, o que lhe garante o título de maior aquarelista de todos os tempos. Já foi mencionado que Turner teria influenciado os pintores impressionistas, mas há quem ouse afirmar que a aquarela exerceu tamanha influência sobre Turner, a ponto de este experimentar na pintura a óleo as mesmas possibilidades cromáticas, através da aplicação de camadas bastante delgadas e sobrepostas, com muita luminosidade.

A aquarela há muito tempo se tornara um hábito nas cortes Europeias, o que lhe dava certo “ar” de futilidade, de feminilidade espontânea e, embora surgissem novos pintores aquarelista, esta técnica começa a ser vista com preconceito. Com o passar dos anos, surge uma grande contradição em torno deste método, notadamente no Brasil, onde a aquarela é vista como um método escolar. Apreciada por alguns, desprezadas por outros e incompreendida por muitos, o certo é que a aquarela deve ser defendida pelas suas qualidades intrínsecas, como uma técnica em si mesma.

O que é afresco

Esta técnica era conhecida e utilizada por gregos e romanos, sendo que velhas crônicas informam sobre decorações em afresco na Pinacoteca da Acrópole de Atenas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com