TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Artigos Científicos: Aquecimento Global. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

NOME DO ALUNO: NYUMAR LICHINSKI

AQUECIMENTO GLOBAL

Francisco Beltrão

2008

NOME DO ALUNO: NYUMAR LICHINSKI

AQUECIMENTO GLOBAL

Francisco Beltrão

2008

O frágil equilíbrio natural do clima foi rompido com a revolução Industrial. A temperatura global média aumentou 0,74º C entre 1906 e 2005. segundo o relatório de pesquisas dos cientistas do IPCC, não restam dúvidas de que o aquecimento do planeta está sendo provocado pela ação humana, a temperatura média subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100 (3ºC em média), furacões e ciclones terão mais força, as áreas de seca devem se expandir, teremos ondas de calor mais intenças, mais inundações, o nível do mar deve aumentar entre 20 e 60 centímetros até o fim do século, metade de todas as espécies animais estarão sob risco de extinção no fim do século XXI.

O aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre, alguns cientistas apontam como principal causa o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera causando o efeito estufa. A terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global. A principal evidência vem aumento das temperaturas em todo o globo desde 1960.

Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos. Segundo a Terrazul (www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231) fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fato dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares e fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.

As causas dessa mudança climática são atribuídas ao processo de industrialização durante mais de um século e meio, à queima de enormes quantidades de petróleo, carvão e gás e também ao desmatamento e emprego de determinadas práticas agrícolas inapropriadas.

O principal fator externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do fato de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio, entretanto, grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750, as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36%.

A maior parte desses gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis, os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tenham contribuído, assim como as florestas antigas para o aumento do carbono. No entanto, florestas nos EUA e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono é absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento, nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.

O aquecimento global influência no regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas, o processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que em ritmo acelerado aumento o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas.

A longo prazo a acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo da seca, os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século. Os cientistas calcularam que no sul do planeta dezenas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com