TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUECIMENTO GLOBAL

Resenha: AQUECIMENTO GLOBAL. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Resenha  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

2 AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é um fenômeno climático que causa o aumento da temperatura terrestre, ele é ocasionado, principalmente, pela emissão excessiva dos gases do efeito estufa (GEE) através de ações humanas. Os principais gases são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4) e Óxido Nitroso (N2O), estão presentes na atmosfera em grande quantidade, isso está tendo consequências terríveis para a humanidade.

3 CAUSAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

O grande responsável pela emissão dos GEE é o ser humano, ele está emitindo uma quantidade absurda desses gases na atmosfera através de várias atividades, que visão, principalmente, o lucro através de negócios. As principais causas do aquecimento global são: o desmatamento, a poluição e o grande consumo de energia.

3.1 DESMATAMENTO

O desmatamento está sendo um grande agente contribuinte para o aquecimento global. O ser humano está fazendo queimadas de florestas, que são uma grande fonte de emissão dos gases do efeito estufa, para realizar atividades como: agropecuária e o plantio de soja, onde grandes áreas florestais são derrubadas. A agropecuária, devido à criação de grandes quantidades de gado, contribui muito com o aquecimento global, além das queimadas de locais para a habitação dos animais, o gado emite gases resultantes do processo digestivo, segundo Thoele, “O maior problema é que os pacíficos animais emitem metano, um gás vinte vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2) no processo do efeito estufa.” (THOELE, 2011)

Além de aumentar às decorrências do efeito estufa antropogênico, as queimadas poluem o ar, sendo prejudicial à saúde do ser humano, eliminando e pondo em risco a vida de espécies de animais e vegetais, ou seja, as queimadas são altamente prejudiciais à vida na Terra.

3.2 POLUIÇÃO

A poluição do ar está ocorrendo há certo tempo, as fábricas e veículos estão emitindo gases na atmosfera sem parar, essas e outras ações são responsáveis por emitir grande parte dos gases do efeito estufa. Ações humanas: as queimadas de florestas, como mostrado anteriormente; a emissão de gases poluentes através de indústrias, principalmente nos países desenvolvidos, pois possuem um número de fábricas consideravelmente maior; a emissão de gases poluentes através de veículos automóveis, que por meio dos tubos de escape emitem grande quantidade de gases poluentes, um dos motivos para o aumento da poluição de veículos automóveis é que, atualmente, as pessoas estão cada vez mais adquirindo seu carro próprio, apesar de nas grandes capitais o uso de veículos coletivos ainda serem muito usados, a população que adquire veículos automóveis está crescendo rápido, além disso, os aviões estão tendo uma parcela de emissão de gases maior atualmente, pois o tráfego aéreo está aumentando, consequentemente, a poluição atmosférica também aumenta. Ações Naturais: gases presentes nas fumaças emitidas por vulcões etc.

3.3 O GRANDE CONSUMO DE ENERGIA

Com o constante desenvolvimento do mundo, o consumo de energia está cada vez maior. A cada dia são criadas novas tecnologias a base de energia e como as pessoas estão ficando mais consumistas, sempre querem o que há de mais novo no mercado. Além disso, as pessoas estão esquecendo atitudes básicas do seu cotidiano, como trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes e não deixar aparelhos eletrodomésticos em standby, essas atitudes simples, estão contribuindo para o aquecimento global devido alguns produtos possuírem derivados de petróleo em suas peças.

4 EFEITO ESTUFA

O Efeito Estufa é um fenômeno climático natural, os Gases do Efeito Estufa, naturalmente, se misturam na atmosfera, absorvendo a maior parte da radiação solar e refletindo parte dessa radiação para o espaço, com esse fenômeno o nosso planeta tem condições para que haja vida, sem o Efeito Estufa Natural, a Terra não teria a temperatura necessária para a existência de vida, então não devemos acusar o Efeito Estufa Natural de ser o responsável pelo aquecimento acelerado que nosso planeta está sofrendo. Devido às ações humanas, os Gases do Efeito Estufa estão cada vez mais se acumulando na atmosfera terrestre, quando em grande quantidade, eles formam uma camada espessa na atmosfera, impedindo a radiação solar de ser refletido de volta para o espaço, consequentemente, um grande volume de radiação solar fica dentro do nosso planeta, aumentando a temperatura da Terra, contribuindo para o Aquecimento Global, esse é o Efeito Estufa Antropogênico. Leroux (2002, apud MELO, 2007 p.5) esclarece ainda mais a emissão dos GEE ao afirmar que

Têm sido apontadas como as principais causas do aumento do Efeito de Estufa: a utilização desenfreada de combustíveis fósseis não renováveis que se deveu, entre outros, à revolução e atividade industrial e a massificação do uso dos automóveis.

5 CONSEQUENCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global desencadeou diversas consequências que estão afetando a vida no nosso planeta de diferentes maneiras. As principais e mais observadas consequências são: o derretimento das geleiras e das camadas de gelo que cobrem as montanhas, a desertificação, a alteração do clima da Terra, o aumento dos desastres naturais e a proliferação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com