TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Ensaios: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 4

Aquecimento Global

O Aquecimento Global são alterações climáticas que vem ocorrendo no planeta, causando grandes destruições em proporções alarmantes, como o aumento da temperatura média global. Segundo pesquisas, o aquecimento global varia muito de região para região, pois esse aquecimento pode modificar completamente o clima de uma determinada região, afetando inclusive na sua biodiversidade, ocasionando desastres ambientais, enquanto que em outras regiões esse aumento pode a princípio não afetar em nada.

Embora já esteja comprovado cientificamente que há um aquecimento global ocorrendo, suas causas ainda são muito pesquisadas, pois muitos cientistas atribuem esse fenômeno a um processo natural, longo e dinâmico do planeta devido ao fato de sairmos de um período de era glacial passando a uma era interglacial, sendo o aumento da temperatura uma consequência natural dessa transição, porém o que percebemos é que o aquecimento global se agrava devido a atividades inconsequentes do homem, intensificando assim o efeito estufa devido a queima de substâncias que produzem gases que retém o calor das radiações solares, o que causa um aumento significativo da temperatura, além disso existe outros fatores de ação humana que contribuem para essas alterações climáticas como o constante e desenfreado desmatamento, as poluições, queimadas e a impermeabilização cada vez mais frequente do solo.

Outra consequência do aquecimento global está no degelo, que segundo especialistas, vêm ocorrendo de forma bastante afetada nos últimos anos, aumentando assim o nível do mar.

Uma alternativa que visa minimizar o problema global do Aquecimento foi o Protocolo de Kyoto, assinado por 162 países, que segundo documento, se comprometem a reduzir a emissão dos gases poluentes que contribuem para o efeito estufa, embora essa meta deva ser cumprida até 2012, poucos países se esforçam em cumprir a meta, principalmente os Estados Unidos.

Atualmente os principais países emissores dos gases de efeito estufa são: Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Japão, Brasil, Canadá, Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido.

O aquecimento global ocasiona graves problemas ao nosso planeta, prejudicando de uma forma geral a todos os seres vivos.

Muitas causas decorrentes desse aquecimento já são sentidas por muitas pessoas, são furacões, tufões, tsunamis, terremotos, enfim, grandes destruições que vem assustando a todos e que tende a aumentar se nada for feito para combater o aquecimento global.

Efeito Estufa

O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.

O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com