TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquisição Da Linguagem

Casos: Aquisição Da Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

1.Introdução

Na presente Produção de Aprendizagem discorrerei sobre a importância da Língua Portuguesa para a aquisição da linguagem e as concepções de ensino.

Como instrumento principal no processo de construção do conhecimento, a língua portuguesa deve ser ensinada ao aluno como meio de ampliar suas possibilidades de uso de uma língua, já conhecida e dominada em sua variedade oral. O ensino da língua portuguesa é dedicado a preparar o aluno para o conhecimento da linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, pois o desenvolvimento do saber linguístico implica não somente o saber ler e escrever, mas ter uma leitura compreensiva e crítica de textos diversos e percepção das diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como forma de compreensão do mundo.

Este trabalho tem o objetivo de servir de instrumento para análise dos processos de construção do conhecimento e da aquisição da linguagem através do estudo da língua portuguesa. Nos mostra que aprender a ler e a escrever não é só ter o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las, mas saber interpretá-la de forma crítica, dentro do contexto no qual está inserida.

É de fundamental importância para nossa formação, como futuros pedagogos, conhecer as teorias de Piaget, Vigotski e Emilia Ferreiro, entre tantos outros, pois analisando os conceitos de alfabetização, letramento e escrita desses grandes estudiosos, conquistamos subsídios e novos conhecimentos que nos fazem refletir sobre a prática docente alfabetizadora.

Através dos estudos realizados na presente UTA de Língua Portuguesa, que é composta das disciplinas de Metodologia da Alfabetização (Prof. ª Monica Vieira), Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Prof. Jeferson Ferro) e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto (Prof. ª Ana Gabriela), pude aprender diversos conceitos e teoria sobre alfabetização, qual a diferença entre alfabetizar e letrar, sobre o que é a linguística e quais suas variações, tomei conhecimento de como se dá a aquisição da escrita, o que é textualidade e os gêneros textuais, bem como o que é Língua Materna, Norma Culta e muito mais. Enfim, aprendi que o pedagogo deve estar sempre atento aos fatores que o cercam, deve sempre observar e mudar as concepções de educação em sala de aula, afinal é tarefa do educador mostrar a seus alunos um mundo diferente, cheio de viagens, fantasias e realidades que somente a leitura diversificada pode nos proporcionar.

2. Língua Portuguesa: Aquisição da Linguagem e Concepções de Ensino.

Alfabetização e Letramento são dois fatores que fazem parte de uma obtenção importantíssima para o ser humano. Visto que formar um alfabetizado/letrado é tornar um cidadão capaz de ler, escrever e interpretar todos os textos de diferentes gêneros e saber identificá-los, fazendo uso da leitura e da escrita de forma crítica, valorizando suas experiências para envolver-se nas práticas sociais, dominando, pois, as habilidades de ler e escrever para tornar-se um cidadão sabedor de seus direitos e deveres.

Nos constantes estudos e questionamentos sobre a alfabetização, uma das maiores preocupações é referente ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno. Nesse contexto de desenvolvimento e aprendizagem conhecemos as teorias apresentadas por estudiosos como Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, entre outros, que se destacaram no processo de construção do conhecimento, ressaltando o cognitivo, a experiência, o social.

2.1 Metodologia da Alfabetização. (Estabeleça uma comparação entre Piaget e Vygotsky com relação ao desenvolvimento cognitivo e relacione ao processo de alfabetização)

Ao falarmos em alfabetização e em processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno, teríamos que mencionar as teorias de diversos autores, mas falaremos dos dois estudiosos que mais se destacaram nas pequisas sobre o funcionamento do pensamento humano no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, que são o suíço Jean Piaget (1896-1980) e o russo Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934).

A concepção de Piaget sobre o desenvolvimento do ser humano enfatiza os processos de construção do conhecimento nas crianças, que segundo ele resulta das interações que se produzem entre sujeito e objeto, onde para desenvolver o conhecimento é preciso que o ambiente promova condições para transformações do conhecimento, se estabelecendo assim um conflito cognitivo e, com isso, ocorrendo um esforço do indivíduo para superar este conflito a fim de restabelecer o equilíbrio, entretanto esse processo vai depender de como o indivíduo elaborará e assimilará as interações com o meio, visto que a ação do sujeito com o meio está condicionada aos níveis de desenvolvimento cognitivo nos diversos estágios da vida, que Piaget dividiu em quatro períodos, a saber:

1º período: Sensório-Motor (de 0 a 2 anos)

2º período: Pré-Operatório (de 2 a 7 anos)

3º período: Operatório-Concreto (dos 7 aos 11 ou 12 anos)

4º período: Operatório-Formal (dos 12 anos em diante)

Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia (Coll e Gillièron, 1987). Assim o desenvolvimento mental na concepção deste estudioso é o desenvolvimento de estruturas de pensamento construídas na relação objeto e sujeito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com