TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas De Atuação Do Farmaceutico

Artigo: Areas De Atuação Do Farmaceutico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

Áreas de atuação do farmacêutico

;

;

Biologia molecular; Bioquímica clínica; Bromatologia; Citologia clínica; Citopatologia; Citoquímica; Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental; Controle de vetores e pragas urbanas; Cosmetologia; Exames de DNA; Farmacêutico na análise físico-química do solo; Farmácia antroposófica; Farmácia clínica; Farmácia comunitária; Farmácia de dispensação; Fracionamento de medicamentos; Farmácia dermatológica; Farmácia homeopática; Farmácia hospitalar; Farmácia industrial; Farmácia magistral; Farmácia nuclear (radiofarmácia); Farmácia oncológica; Farmácia pública; Farmácia veterinária; Farmácia-escola; Farmacocinética clínica; Farmacoepidemiologia; Fitoterapia; Gases e misturas de uso terapêutico; Genética humana; Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; Hematologia clínica; Hemoterapia; Histopatologia; Histoquímica; Imunocitoquímica; Imunogenética e histocompatibilidade; Imunohistoquímica; Imunologia clínica; Imunopatologia; Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social; Micologia clínica; Microbiologia clínica; Nutrição parenteral; Parasitologia clínica; Saúde pública; Toxicologia clínica; Toxicologia ambiental; Toxicologia de alimentos; Toxicologia desportiva; Toxicologia farmacêutica; Toxicologia forense; Toxicologia ocupacional; Toxicologia veterinária; Vigilância sanitária e Virologia clínica.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia

Acupuntura

O farmacêutico acupunturista irá utilizar os princípios da acupuntura para realizar o equilíbrio energético do corpo. Através, geralmente, da inserção de agulhas em locais pré-determinados irá promover o bem estar no paciente.

Administração de laboratório clínico

Nas análises clínicas, o farmacêutico pode gerenciar um laboratório. No Brasil existem mais de 5500 laboratórios onde os proprietários são farmacêuticos.

Administração farmacêutica

Desenvolve o uso correto do medicamento, planejar, organizar e supervisionar as atividades na unidade de Farmácia sob sua responsabilidade; orientar, acompanhar, avaliar e controlar os programas de organização das atividades técnico-administrativas do setor.

Administração hospitalar

No decorrer de sua carreira, este possui conhecimentos sobre saúde pública, economia, administração, entre outros, o que o tornam apto para administrar um hospital.

Análises Clínicas

É o profissional que atua em laboratórios de análises clínicas realizando exames de análises, clínico- laboratoriais humanas e/ou veterinárias. Além de gerencias laboratórios, o farmacêutico possui conhecimentos em hematologia, citopatologia, Bioquímica, morfologia celular e outros para o exercício desta função.

Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares

Parte da assistência farmacêutica, onde temos o profissional realizando serviços de Saúde da Família. É um conceito que engloba o conjunto de práticas voltadas à saúde individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial. É uma atividade multidisciplinar, mas o Farmacêutico é quem são os responsáveis por prestar o conhecimento do uso de medicamentos de forma racional.

Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência:

Em serviços de emergência a atuação do farmacêutico pode evitar mortes, onde este, orientado pelo médico prestará o auxílio medicamentoso necessário.

Auditoria farmacêutica:

Verifica se a indústria, farmácia, laboratório, etc, estão dentro das normas exigidas pela legislação.

Bacteriologia clínica:

Detecta bactérias através de meios de cultura, identifica e faz laudos sobre os achados.

Banco de cordão umbilical:

Utilização das células-tronco do cordão umbilical, importante para pacientes que necessitam de medula óssea.

Banco de leite humano:

O farmacêutico atua nas técnicas de conservação e testes laboratorias em bancos de leite.

Banco de sangue:

Coleta, transportes e testes realizados no sangue, para sua posterior utilização.

Banco de sêmen:

Conservação, testes da bioquímica do sêmen.

Banco de órgãos :

Conservação, testes bioquímicos e outras análises.

Biofarmácia:

Estudos de bioequivalência e correlacionar a farmacocinética com a eficácia terapêutica.

Biologia molecular:

É o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genetico e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interacções entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA esíntese proteica. É um campo de estudo alargado, que abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial Genética e Bioquímica.

Bioquímica clínica:

Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.

Biotécnologia:

Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade.

Biologia molecular

Bioquímica clínica - Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.

Biotécnologia

Bromatologia:

Estuda os alimentos e desenvolve produtos mais nutritivos e saudáveis.

Citologia clínica:

Estudo das células na clínica

Citopatologia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com