TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areia E Brita

Dissertações: Areia E Brita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 9

Os agregados para a indústria da construção civil são os insumos mais consumidos do mundo. Eles são materiais granulares, sem forma e volume bem definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas que são empregados na construção civil. Podem ser classificados levando-se em consideração sua origem, densidade e o tamanho dos fragmentos. Dois exemplos de agregados serão objetos de estudo nesse relatório: areia e brita.

Os agregados são as matérias-primas mais importantes usadas na indústria da construção civil, são os recursos minerais mais acessíveis à humanidade. O concreto, em média, contém 42% de brita, 40% de areia, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos por metro cúbico. O concreto, em volume, é o segundo material mais consumido pela humanidade, sendo somente superado pela água.

O crescimento populacional e o crescimento da quantidade de bens e serviços transacionados num país é um processo que ocorre concomitantemente ao consumo de minerais para uso direto na construção civil. A indústria de agregados minerais proporciona insumos para a infra-estrutura urbana, industrial e malha viária nacional. Tudo que cerca a sociedade em desenvolvimento está atrelado ao uso de agregados. Tamanha sua importância que foi necessário a criação de uma legislação específica por serem reconhecidos como minerais de interesse social. São utilizados principalmente para confecção de concreto, blocos para revestimento de edifícios, proteção de taludes de barragens, pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias, blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.

É possível deduzir que os agregados são obtidos em rochas cristalinas ou depósitos naturais sedimentares. As propriedades físicas e químicas dos agregados e as misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os casos de falência de estruturas em que é possível chegar-se a conclusão que a causa foi à seleção e o uso inadequado dos agregados. A exploração destes materiais em sua área fonte (pedreira, depósito sedimentar) depende basicamente de três fatores: a qualidade do material, o volume de material útil e o transporte, ou seja, a localização geográfica da jazida.

Com relação à origem, podem ser chamados de naturais, artificiais e industrializados. Naturais são os materiais que são extraídos em sua forma fragmentar sob a forma definitiva de utilização, como exemplo de agregados naturais tem: areia e cascalho. Os artificiais são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada. Já os industrializados são aqueles que são obtidos por processor industriais, como argila expandida e escória britada.

Quanto à dimensão de suas partículas, tem-se: agregados miúdos, areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou ainda pela mistura de ambas, cujos grãos possuem diâmetro mínimo superior de 4,8mm até diâmetro máximo de 0,075mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. Agregado graúdo, ou pedregulho, são materiais com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152mm, especificada pela mesma norma citada anteriormente. Como exemplo de agregados graúdos tem: cascalho e brita.

Considerando a densidade, pode-se classificar os agregados em leves, médios e pesados. A massa específica não contabiliza os vazios do material.

- Agregados leves (M.E < 1000kg/m³): argila expandida, pérolas de EPS, fragmentos de EVA, vermiculita.

- Agregados médios (1000≤ M.E≤2000 kg/m³): britas comuns, areia natural, seixos, cascalho.

- Agregados pesados (M.E >2000 kg/m³): britas de magnetita, granalha de aço, britas de limonita, barita (barreira radiológica).

- AREIA

Conforme a NBR 9935/2011 a areia é um “agregado miúdo originado através de processos naturais ou artificiais de desintegração de rochas, ou provenientes de processos industriais. É chamada de areia natural se resultante de ação de agentes da natureza, de areia artificial quando proveniente de processos industriais; de areia reciclada, quando proveniente de processos de reciclagem; e de areia de britagem, quando proveniente de processo de cominuição mecânica de rocha, conforme normas especificas”. As areias são constituídas principalmente por quartzo, um mineral de formula geral SiO2, amplamente distribuído na crosta terrestre, constituindo aproximadamente 12% dela.

A areia está classificada enquanto sua granulometria, seguindo a NBR 6502/1995, entre 2,0 e 0,05 mm. Suas aplicações na construção civil são muito diversificadas; podemos utiliza-la em: blocos de concreto, concretos estruturais, argamassas para revestimento de paredes, argamassas para assentamentos de blocos, argamassas industrializadas, concretos não-estruturais, confecção de pré-moldados, concreto asfáltico, etc.

Classificação da areia quanto a granulometria:

• Areia grossa - areia que passa em malha de 4,8 mm e ficam retidas na de 2,4 mm (alvenaria de pedra e concreto);

• Areia média - passa na peneira de 2,4 mm e fica retida na de 0,6 mm. (alvenaria de tijolo e nos emboços);

• Areia fina - passa na peneira de 0,6 mm e retida na 0,15 mm (reboco de paredes e teto).

- PEDRA BRITADA OU BRITA

Agregado graúdo originado da cominuição mecânica das rochas, definição da NBR 9935/2011. A rocha-mãe utilizada para a produção da brita pode variar bastante, deve-se levar em conta a localização da jazida. As rochas de origem mais comum no Brasil são gnaisses, granitos, basaltos, etc. A participação dos tipos de rocha utilizadas na produção de brita é a seguinte: granito e gnaisse – 85%; calcário e dolomito – 10%; e basalto e diabásio – 5%. O Estado de São Paulo responde por cerca de 30% da produção nacional. Outros importantes estados produtores são Minas Gerais (12%), Rio de Janeiro (9%), Paraná (7%), Rio Grande do Sul (6%) e Santa Catarina (4%) (MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA).

A extração nas jazidas acontece por detonação automatizada da rocha-mãe. Logo após a detonação os matacões são transportados para serem triturados por um equipamento chamado de britador. Por fim, a brita será classificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com