TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argamassa padrão ou solução titulada

Resenha: Argamassa padrão ou solução titulada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas soluções são utilizadas para determinar a concentração de uma determinada substânciapresente em uma amostra. Estas soluções devem ter sua concentração exatamente conhecida. Asolução de concentração conhecida é chamada de

solução padrão

ou

solução volumétrica

Titulação é o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida. A adição de um reativo-padrão (um reativo de concentração conhecida e freqüentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, na maioria dos casos com uma Bureta onde não se deve existir nenhuma bolha de ar dentro da mesma para que não haja um erro de leitura do volume adicionado, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do reativo normal juntado é precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substância que se determina. Por conseguinte, conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado) necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação. (BASSET, 1981).

É preciso inicialmente definir o conceito de soluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido. (CONSTANTINO, 2004).

e pode ter sua concentração exata determinada através de uma reação com um padrão primário ou secundário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com