TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mistura Da Argamassa

Trabalho Universitário: Mistura Da Argamassa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

MISTURA DA ARGAMASSA

Os componentes da mistura foram pesados,a areia em 4 (quatro) porções e o cimento em 1 (uma) porção, a água foi medida em volume. A mistura foi feita no misturador mecânico em velocidade baixa colocando toda a quantidade de água na cuba e adicionando o cimento de forma gradual para formação de uma pasta homogênea. Foi registrada hora em que o cimento entra em contato com a água. Após a adição do cimento e sem paralisar a operação de mistura foi colocado as 4 (quatro) porções de areia (fina, média fina, média grossa e grossa) sem que esta operação ultrapasse o tempo de 30s. Com todos os componentes da mistura a velocidade do misturador foi aumentada e permaneceu assim por mais 90s (noventa segundos), quando foi desligado para retirar o excesso de argamassa da parede da culpa e na pá do misturador e posta no interior da cuba, após esta operação que deve ser feita em menos de 90s foi ligado o misturador por mais 60s em alta velocidade. Todo processo de mistura não ultrapassou de 5 minutos.

Previamente o dispositivo de fechamento das formas foram apertados e usou-se cera vegetal na fenda vertical externa para garantir a estanqueidade da forma, para facilitar o desmolde dos corpos de prova usou-se óleo vegetal na superfície interna da forma.

Imediatamente após o adequamento das formas foram moldados 9 (nove) corpos de prova, a colocação da argamassa na forma foi feita com o auxílio da espátula em 4 (quatro) camadas de alturas aproximadamente iguais recebendo cada camada 30 (trinta) golpes uniforme com soquete normal de forma que os golpes sejam uniformemente distribuídos sobre a superfície da camada. Logo depois do adensamento das 4 (quatro) camadas foi feito o razoamento do topo dos corpos de prova com o auxílio de uma régua metálica. Após a moldagem os corpos de prova foram levados para a câmara úmida, onde aproximadamente 24hs depois foram desmoldados e identificados em séries de 3 (três) para cada idade estabelecida (3, 7 e 28 dias).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com