TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argamassas

Trabalho Escolar: Argamassas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 2

ARGAMASSAS

RETENÇÃO DE ÁGUA

• Retentividade de água: está relacionada com a manutenção da consistência da argamassa. É a propriedade da argamassa de não perder a água que possui para o elemento onde foi assentada.

Quando fresca:

Retenção de água de consistência: define-se retenção de água de uma argamassa como a propriedade que a mesma possui de reter mais ou menos água de amassamento ao entrar em contato com uma superfície de maior nível de absorção. Nas argamassas mistas de cimento e cal, os aglomerantes são os principais responsáveis pela capacidade de retenção de água. No entanto as partículas de agregado também são responsáveis por essa propriedade.

RESISTÊNCIA À ADERENCIA

• Aderência: não é uma característica própria da argamassa. Depende das condições da mesma, e da unidade da alvenaria. A aderência é um processo mecânico; a argamassa se ancora na alvenaria pela penetração nas suas reentrâncias.

• Resistividade mecânica: o principal esforço que a argamassa de assentamento sofre é o de compressão. Também sofre flexão e cisalhamento por esforços laterais nas paredes, porém em menor quantidade.

MÓDULO DE ELASTICIDADE

O conhecimento da tensão e da deformação específica na compressão permite a obtenção do módulo de elasticidade, com o objetivo de se avaliar,quantificar e compreender os fenômenos ocorridos nos ensaios realizados.O módulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson são importantes características do bloco, que não só dizem respeito às deformações da alvenaria,mas também ao seu mecanismo de ruptura. Quanto mais próximas são as propriedades entre os blocos e argamassas, melhor é o aproveitamento do material.O módulo de elasticidade está atrelado à resistência do bloco, sendo os maiores valores obtidos com o aumento da resistência. (BARBOSA, 2008, p. 51)Há diversas maneiras que se pode utilizar para encontrar o módulo de elasticidade dos elementos de alvenaria. Geralmente ele é determinado por meio do gráfico tensão-deformação para uma carga correspondente de 40% a 60% da carga de ruptura para o módulo secante, e a carga correspondente a 30% para o módulo tangente inicial. Isso acontece, segundo Mohamad (2007 apud PINHEIRO, 2009),em razão de acontecer neste trecho um comportamento linear dos elementos.Para as argamassas, na norma ABNT NBR 8522 (2008) está especificada a determinação do módulo de deformação, por meio do diagrama tensão x deformação, obtendo-se pelos pontos 0,5 MPa e 30 % da carga de ruptura.Para blocos cerâmicos, ou mesmo de concreto, não existem ensaios brasileiros normalizados para a determinação do módulo de elasticidade na alvenaria. Mas, a norma ABNT NBR 15812-2 (2010) define que, quando requerido gerar o módulo de deformação (Ep), deve-se calcular no intervalo correlativo ao trecho à curva secante de 5% a 30% da tensão de ruptura, a cada corpo de prova.

ABSORÇÃO DE ÁGUA

A absorção de água de uma peça está relacionada a resistência mecânica da mesma, pois quanto menor a absorção quer dizer que há menos espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com