TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aritmética

Tese: Aritmética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Tese  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A seguinte pesquisa foi realizada através da coleta de dados na Escola Estadual Jorge Luis Borges, situada na cidade de São Paulo, no bairro Cidade Tiradentes, onde acompanhei quatro aulas do 7º ano ao lado da professora Adriana Costa, onde sua metodologia de trabalho segue o plano de Ensino do Governo do Estado de São Paulo.

A prática utilizada pela professora nas aulas que acompanhei foi inicialmente na aplicação de conteúdo de acordo com o planejamento curricular traçado por ela visando passar os conceitos da matéria, exemplos de resolução e explicação de problemas práticos interagindo com os alunos para obter maior resultado de ensino-aprendizagem validado pela Professora Coordenadora e Diretora, onde esse foi dimensionado para o 1º Semestre de 2014.

Foi utilizado como material pedagógico a apostila do professor que é desenvolvida pelo Governo de São Paulo, onde os alunos possuem uma versão para eles e também foi utilizado o livro Didático “Matemática, fazendo a diferença, 7º ano” para complemento o conteúdo para ser aplicado em sala de aula.

Ela utilizou resolução de problemas para explorar o assunto que estava sendo abordado “Números Racionais” Ao explicar a forma de resolução dos problemas ela exemplificou através de situações cotidianas, contando histórias envolvendo personagens em viagens por exemplos com ajuda das ilustrações dos livros para ratificar o exposto e a imaginação, em seguida a professora aplicou exercícios para fixação e desenvolvimento da prática dos alunos, na aula seguinte ela corrigiu os exercícios aplicados e mais uma vez interagiu com os alunos para sentir se havia alguma dificuldade ou se o conteúdo estava sendo absorvido sem dificuldades. Ela entregou para todos um material impresso para ser realizado em forma de trabalho escolar com mais oito exercícios para agregar a nota do Bimestre vigente, solicitando entrega para a próxima aula.

Os materiais e métodos utilizados por ela na ocasião das aulas foram: livros didáticos, trabalhos, participação ativa dos alunos e realizou um plantão de dúvidas.

Finalizando o conteúdo a professora registrou as informações em seu Diário de Classe, de acordo com as percepções obtidas e material aplicado e previsão de aferição dos resultados através de avaliação individual para a segunda semana do mês de Maio.

Fazendo um paralelo com o conteúdo que estudei, juntamente com que acompanhei em sala de aula juntamente com a professora, percebi que a maioria dos conceitos do ensino-aprendizagem de aritmética por meio de resolução de problemas são abordados e aplicados na sua aula, pois a importância do conceito e prática são primordiais para a fixação do conteúdo, pois seu planejamento demonstrou organização para que cada tópico fosse desenvolvido de acordo com a velocidade em que os alunos demonstravam segurança aos resolverem os problemas, além da interação com eles para que percebesse os pontos de melhoria no decorrer do processo. Além disso, foi bastante incentivado a prática dos problemas através de exercícios e avaliações para saber o resultado individual e global da sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com