TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armadilhas dentro de casa

Seminário: Armadilhas dentro de casa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 13

Armadilhas dentro de casa

No lar riscos são iguais, mas não há nenhum tipo de gerenciamento para a Segurança

Você sabia que os riscos de acidentes domésticos são estatisticamente iguais aos riscos existentes nas empresas?

Ocorre que muitas vezes os acidentes no lar são superiores aos ocorridos nas empresas. Mas porque isso acontece? Simplesmente porque os riscos nas empresas são de certa forma gerenciados. Na empresa os trabalhadores são conscientizados a usarem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), existem normas e procedimentos de Segurança do trabalho que todos são obrigados a seguir. No lar, entretanto, onde muitas vezes os riscos se igualam, não existe nenhum tipo de gerenciamento de atos ou tarefas inseguras.

É comum trabalhador cumpridor das normas de Segurança na empresa darem maus exemplos em casa. Como? Subindo em telhados, consertando chuveiros sem desligar a chave geral, usando chinelos no serviço de construção civil. Para estes descuidados do lar fica o alerta: atitudes como esta não contribuem em nada para criar uma mentalidade preventiva em seus familiares.

A análise direta das situações que encontramos diariamente, dentro de nossos lares, nos mostra que convivemos sob o mesmo teto com os seguintes riscos:

• quedas;

• incêndios;

• queimaduras;

• intoxicações, asfixias e envenenamentos;

• explosões;

• ferimentos e contusões;

• choques elétricos;

• afogamentos;

• riscos de acidente no trânsito;

• riscos de mordida de animais ou picada de insetos.

Analisando de perto cada um destes riscos potenciais, podemos perceber como e quanto eles cercam nossos lares: você tem uma escada em casa? Já se perguntou qual o potencial de risco dela? Calma! Não há necessidade de demoli-la! Apenas fique atento e alerte as pessoas que convivem com você sobre os riscos que passam despercebidos!

• Escadas devem permanecer desimpedidas de qualquer objeto mesmo que seja a samambaia predileta da vovó!

• Não devem ser enceradas.

• Havendo passadeiras, esta deverá estar bem presa e sem rugas.

• Sua escada possui mais que quatro degraus? Saiba que uma pessoa estaria a mais de 50 centímetro de altura já no terceiro degrau! Mãos à obra! Providencie um corrimão urgente!

• Escadas com patamares devem possuir proteção lateral (prolongue o corrimão! Não custa muito!).

• Os degraus devem ser concebidos e conservados em condições de segurança. Existem normas que regulamentam a construção de escadas. Informe-se e as difunda.

• Ter uma escada em casa não torna a vida complicada, mas com a chegada de um bebê ou uma criança pequena que esteja aprendendo a andar ou engatinhar, pode complicar. Duas cancelas (portõezinhos), um na parte de baixo o outro na parte de cima da escada podem lhe garantir a devida segurança. Segurança para a criança mais perigo para você! Enquanto estes pequenos portõezinhos permanecerem nos acessos das escadas, sua atenção deverá ser redobrada para não voar como um albatroz sobre os degraus.

SUA CASA: “UM BRILHO”!

As grandes empresas alertam seus funcionários com cartazes enormes “Piso escorregadio”, “Cuidado, não pise”. Mas como fazer isto em casa? Na falta de meios de comunicação atrativos, um bilhetinho na geladeira ou na mesa alertando a turma que a sala está encerada será suficiente. Isto pode ser a solução para evitar que seu filho, ao chegar do colégio, entre na sala e antes de lhe dar um abraço, saia pelo corredor. Pode acreditar!

Quanto aos líquidos derramados no chão, estes devem ser limpos imediatamente. Sem essa de: “ahh ... evapora ...”

Deixar os corredores de circulação livres de vasos, tapetes soltos ou mesmo do seu cachorro que adora deitar exatamente no meio do caminho. Caso você tenha um São Bernardo é melhor desistir de passar por ali.

Deixar a “Operação Limpeza” para horários em que há menos pessoas em casa. Isto contribuirá para a sua concentração nas tarefas que envolvam produtos químicos ou mesmo na melhor adequação do meio para o trabalho (bem-estar propiciado pela música ou mesmo o silêncio).

CASCA DE BANANA

Não acredite que somente personagens de desenhos animados escorregam em cascas de banana, sabonetes e graxas! Na realidade não são eventos muito raros de acontecer… e não tenha dúvidas, se algum dia você encontrar algo assim no seu caminho, desvie e retire o foco de perigo. Se insistir em passar por ali, fique tranqüilo que algum amigo o tornará famoso nas videocacetadas do próximo domingo!

ESTÁ ESCURO?

Como anda a iluminação em sua casa? Lembre-se: cada local exige uma intensidade de iluminação que o torna agradável a qualquer atividade ali desenvolvida. Iluminação também faz parte da segurança. Ela é o meio que nos permite reconhecer a grande maioria dos riscos. Para tanto, os interruptores de luz devem ser instalados em lugares de fácil acesso para que possam ser acionados de maneira instintiva e rápida.

E à noite?  de cama!!! Aposto que foi isto que gritou quando chutou o pé da cama ontem! Evite locomover-se no escuro. É muito dolorido tentar mover a mobília com nossos membros inferiores no meio da noite! E quantas vezes já nos enchemos de pacotes a ponto de mal conseguirmos ver o caminho a nossa frente? Crianças pequenas estão mais sujeitas a quedas e ferimentos provocados por enormes volumes que inocentemente tentam levar consigo. Esteja sempre atento.

E quando acaba a energia? Sua família sabe como agir? Lembre-se de transmitir segurança no diálogo que terá com seus filhos (após terminar de ler este artigo!). A consciência de que seus protetores sabem perfeitamente o que fazer em situações de total escuridão será o que os manterá calmos até se solucionar o problema.

DAS IMPROVISAÇÕES...

Lembre-se daquela vez que você subiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com