TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazem, Canteiro De Obra

Trabalho Escolar: Armazem, Canteiro De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Dando continuidade ao projeto anterior, apresentaremos um fator muito importante dentro do ramo de construção civil, aplicados em um canteiro de obras. A logística no Almoxarifado que tem como objetivo primordial a estocagem do material, que por sua vez é uns dos fatores mais importantes para inicio da obra. Métodos utilizados com conceitos logísticos, respeitando todas as normas impostas pela NR dão garantia de uma estocagem segura, respeitando os conceitos ergonômicos para condições dos de trabalho para os operadores e organização no método aplicado na estocagem.

Necessariamente para obter êxito na estocagem do material é necessária a utilização dos operadores logísticos para maximizar o desempenho da gestão e distribuição do material, fornecendo suporte físico e infraestrutura.

Desenvolvimento

Armazenamento

A principal função da armazenagem é o que ela representará para obra e quais benefícios que ela terá com esse serviço. Como em toda empresa bem estruturada, a economia tem um elevado foco, sendo claro, de forma a não prejudicar a qualidade do serviço,visando economizar e dar praticidade ao desenvolvimento do trabalho.

Temos varias razões para armazenar. Sendo elas:

* Economias advindas de operações de consolidação e desmembramento

* Economia de transporte

* Economia de produção ( lotes econômicos)

* Descontos nas quantidades adquiridas e nas taxas de transportes

* Economia devida a redução dos níveis de riscos e de estoque, por adiantamento das operações de finalização do produto.

Para começar a organização do nosso almoxarifado, temos alguns métodos a serem seguidos:

Sabemos o quanto é importante o acesso ao canteiro de obras, como o projeto do canteiro foi implementada a logística para a descarga, recebimento do material, foi projetado um portão de acesso privilegiado para fornecer o máximo de conforto para equipe contratada para a descarga dos materiais. Acontecia da seguinte maneira: O almoxarife analisava todos produtos a serem entregues, fazia a conferência da demanda pedida e do fluxo de entrega, analisava se todos parâmetros estavam de acordo com o pedido pela empresa e os requisitos orientados pelos engenheiros e mestres de obras. Depois de analisadas todos esses processos de entrega e recebimento era autorizada pelo almoxarife a descarga do produto, feita de maneira

uniforme e com devidos cuidados para não afetar o material entregue para evitar desperdícios e esforços indevidos aos trabalhadores. Com o material já entregue, vem o processo cauteloso de separação.Com diversos tipos de materiais, há a necessidade de separar os produtos, evitando de seguirem destino indevido ao setor de origem para o armazenamento do produto.

Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu dimensionamento. O armazenamento deve ser feito de modo a permitir que os materiais sejam retirados obedecendo à seqüência de utilização planejada, de forma a não prejudicar a estabilidade das pilhas. Os materiais não podem ser empilhados diretamente sobre piso instável, úmido ou desnivelado.

Os principais produtos a serem destacados são: areia lavada, pedra brita, cimento, aréola e madeira. A armazenagem será feita da seguinte maneira: construiremos sistemas com baias para a separação e estocagem de areia lavada , pedra brita e aréola visando com isso evitar desperdícios e mistura de substancias e não correndo o risco de futuras alterações no desempenho da obra.

Construiremos também um compartimento especifico (tipo galpão) para armazenagem do cimento evitando total contato com umidade e outros fatores que possam reagir quimicamente causando perdas. Para sua melhor estocagem e manuseio serão peletizados.

A madeira por ser um produto natural, sofre modificações com as condições de armazenamento, temperatura e variação climática. Como o cimento ela também deve ser estocada em local especifico.

Depois da separação, vem a parte árdua e cansativa, a movimentação que deve ser feita de forma segura e cautelosa evitando com isso, quebras, acidentes do trabalho, desvios de material, excesso de peso por pessoa e perda de tempo. A paletização é outro ponto crucial para melhorar o rendimento da estocagem, o material paletizado facilita o transporte de carga e descarga, ganhasse tempo, evita desgastes excessivos de funcionários e ostenta uma aparência melhor ao setor. Para isso, sempre que possível, compramos material em grande escala, para que assim os mesmo venham paletizados e com o auxílio de uma empilhadeira possamos fazer o manuseio do material e o transporte facilitado.

Contando atualmente com o sistema de tecnologia da informação aprimora seus trabalhos sempre em planilhas eletrônicas especificando a quantidade, necessidade, custo e prévias de possível a estocagem de novos materiais, sempre se programando para não haver a hipótese de estar sem material estocado quando necessitar. Seu

programa eletrônico, disponibiliza um recurso que controla o fluxo de materiais, toda vez que há retirada o programa reconhece que está sendo liberado o determinado produto e procedência para o setor da obra que necessitara o uso do mesmo. Então quando o trabalhador for fazer a retirada do produto, o almoxarife entregará o produto e imprimirá um documento comprovante descrevendo o material, a hora e data de entrega. Esse documento será carimbado pelo almoxarife e assinado pelo funcionário, tudo visando o maior aproveitamento do equipamento e a redução de tempo, evitando assim o desvio de qualquer tipo de material. Porque todos materiais são colocados no sistema quando o fornecedor dispensa ele no almoxarifado até quando o funcionário vai fazer a retirada para proceder para obra.

Como já contamos com o auxilio de uma empilhadeira, ela é responsável para o carregamento dos materiais para seu destino final da obra, evitando que os funcionários carreguem pesos, e que os produtos estocados paletizados sejam transportados em segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com