TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem

Casos: Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Para atender os clientes dentro do prazo, além dos produtos feitos normalmente, diz-se que as empresas devem estar preparadas para imprevistos, como pedidos especiais, os quais têm matérias-primas específicas na composição do produto e também não se descarta a possibilidade de quebra de equipamentos, estes necessitando de conserto imediato. Diante disto pensa-se que as empresas precisam trabalhar com estoque de materiais e peças, sendo controlado em um almoxarifado central, identificando pontos essenciais para o controle de estoque. Estes pontos podem ser identificados, entre outros, com os temas: processo de armazenagem, planejamento físico do armazém, localização dos materiais no almoxarifado, administração dos materiais e manutenção do estoque.

Neste sentido, Santos (2001) diz que os processos de armazenagem são atividades com a função de abastecimento, as quais requerem métodos adequados para o recebimento, estocagem e distribuição de materiais e para que o processo de armazenagem seja eficiente, a estrutura física também deve ser adequada, com os locais de estocagem bem divididos e corredores dimensionados para a melhor movimentação. Enquanto os materiais não são necessários no processo produtivo, ficam armazenados em local apropriado, que se denomina almoxarifado (Chiavenato, 1991). Para retirar os materiais com rapidez, Alt e Martins (2009) afirmam que os itens devem estar em locais conhecidos e identificados corretamente.

Consoante a isso, Santos (2001) fala que a localização de materiais é a correta identificação da posição de armazenamento dos itens no estoque. Para isto deve-se elaborar um layout de posicionamento de prateleiras devidamente identificadas quanto a fileiras, colunas e capacidade de estocagem. Dias (2008) completa que se deve usar codificação abrangendo todos os espaços de estocagem e indicando, precisamente o posicionamento de cada item armazenado. Portanto para que haja uma boa administração dos materiais, segundo Viana (2008) deve-se planejar e controlar todas as atividades de aquisição de materiais. Contudo para ter controle eficiente é importante o cadastramento dos materiais quanto a classificação, especificação e estabelecimento de codificação.

Dando continuidade na administração de materiais, é importante que haja manutenção do estoque, o qual Viana (2008) diz que deve haver equilíbrio entre o estoque e consumo de itens, tendo em mente que para evitar problemas, os níveis de estoque devem ser revistos periodicamente. Esta revisão se deve a constante mudança nos prazos de entrega e a frequência de utilização de peças. Como auxilio no equilíbrio de estoque, de acordo com Martins e Alt (2009), sempre devem ser respondidas as perguntas quando e quanto comprar, o que ajuda a responder estas questões é um software especifico para controle de estoque, que é capaz de planejar as necessidades de materiais para a produção em tempo exato.

Este artigo será feito com base em referencias bibliográficos, para melhor entendimento do estudo, citando métodos de pesquisa, que explicará qual foi o utilizado para a elaboração do artigo, desenvolvimento da pesquisa, exemplificando como é a maneira correta de funcionamento de um almoxarifado e por fim a análise dos resultados, que evidencia os pontos fracos e fortes do local pesquisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com