TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura

Artigos Científicos: Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia:

Charles Edouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier, ( Suíça 1887 ). Arquiteto, urbanista, escultor e pintor.

Aos 13 anos (1890) entrou para escola de arte. Aos 15 anos recebeu um prêmio da escola de artes decorativa de Turim pelo desenho de um relógio.

Em 1906 realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógio.

Em 1907 viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e no ano seguinte passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret, pioneiro do concreto-armado, onde recebeu importante influência em sua formação profissional.

Posteriormente fundou o Atelier das Artes Reunidas. Em 1910 viajou à Alemanha, onde trabalhou como desenhista de Behrens, outro pioneiro da construção moderna. No ano seguinte percorreu a Europa Central e a Grécia, produzindo desenhos que seriam depois reunidos em um livro.

Entre 1912 e 1914 participou, como professor, de uma nova seção da Escola de Chaux-de-Fonds, criada nos moldes da Bauhaus, projetando algumas casas para industriais da região. Em 1914 realizou o projeto de uma cidade-jardim para sua terra natal, assim como o de um sistema para a reconstrução das cidades francesas destruídas pela Primeira Guerra Mundial.

De 1945 a 1949 atuou como consultor para a reconstrução de cidades destruídas, e viu dois de seus projetos serem realizados, entre os quais o da Universidade de Habitação de Marselha. Em 1946 e 1947, junto com Oscar Niemeyer, participou dos estudos para a edificação da sede da ONU, em Nova Iorque. Sua consagração como grande arquiteto internacional só aconteceu na fase final de sua carreira, entre 1950 e 1965. Em 1959, recebeu o título de doutor honoris-causa pela Universidade de Cambridge.

Principais Obras:

Maison la Roche, 1923, Paris É um projeto incorporado a uma galeria de arte, Le Corbusier soltou os pilotis e o primeiro andar ficou livre; foram também trabalhados os traçados reguladores nas fachadas; as paredes internas tratadas como se fossem paredes externas.

Villa Savoye, 1928 França Fase Purista = Integrar o interior ao exterior. Neste projeto uniu todos os seus princípios: adotou pilotis livre, introduziu uma rampa que percorre todos os andares, utilizou contraste entre as formas rígidas e orgânicas (Teto Terraço).

Igreja Notre Dame du Mont, 1950 França Retomou o tema sagrado-atmosfera de ritual (silêncio). Explorou os sentidos através das aberturas entre elas e a cobertura.

Edifício de Chandgardi, 1953 Índia É parte do complexo do Capitólio é composto por três edifícios. E lhe rendeu o premio Medalha de Ouro do RIBA.

Informações Complementares em ordem cronológica caso seja necessária para o banner ( precisam ser formatadas).

Charles-Edouard Jeanneret (Le Corbusier)

1887 - Nasce em La Chaux-de-Fonds, Suíça.

1900 - Ingressa na Escola de Arte de La Chaux-de-Fonds.

1907-1916 - Faz viagens de iniciação, como autoditada em arquitetura, a Itália, Áustria, França, Alemanha e Grécia. Projeta residências em La Chaux-de-Fonds e começa a escrever sobre arquitetura e decoração.

1917 - Instala-se em Paris e funda a Société d'Entreprise Industrielle et d'Etudes (SEIE). Faz estudos para os abatedouros de Garchisy (Nièvre) e para outros edifícios industriais. Conhece o pintor Amédée Ozenfant.

1918 - Publica Après le cubisme, em colaboração com Ozenfant, com quem expõe quadros.

1919 - Funda a revista L'Esprit Nouveau. Começa a assinar Le Corbusier.

1920 - Projeta a casa Citrohan.

1921 - Expõe quadros na Galerie Druet. A SEIE pede falência.

1922 - Projeta um prédio-villa. Expõe no Salão de Outono, em Paris, o projeto para uma cidade de três milhões de habitantes. Inicia colaboração com Píerre Jeanneret. Instala ateliê na rua de Sèvres nº 35.

1923 - Constrói o ateliê de Ozenfant em Paris. Expõe na Galeria L'Effort Moderne, de Léonce Rosenberg.

1924 - Constrói a villa La Roche-Jeanneret. A revista Architecture

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com