TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Sustentável

Trabalho Universitário: Arquitetura Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

A discussão sobre arquitetura sustentável não é um assunto novo, mas vem tomando grande destaque hoje em dia, devido ao aquecimento global.

A realidade da arquitetura atual se baseia no predomínio do ambiente construído e no crescimento descontrolado das metrópoles, usando materiais e técnicas com alto custo energético e alto grau de desperdício em seu funcionamento e manutenção.

A arquitetura sustentável, não é apenas uma tecnologia, é uma questão de conforto, para isso deve-se usar o máximo possível dos recursos naturais em iluminação, ventilação, vegetação, porém um dos maiores problemas para a utilização da arquitetura sustentável é a falta de conhecimento dos profissionais. A maioria desses profissionais não têm a consciência nem a formação para se preocupar com a ecologia, não sabendo utilizar os devidos materiais e suas tecnologias.

A água e a luz são os pontos centrais da arquitetura sustentável, tendo assim uma grande economia na energia elétrica em projetos que usam, por exemplo, a energia solar como fonte principal. No caso da água, a reutilização da água com um tratamento particular.

O custo de uma construção com esses materiais não difere tanto dos materiais que são habitualmente usados, mas os produtos não são fáceis de encontrar. Se por um lado os materiais ecológicos têm um preço mais baixo, o custo do frete pode encarecer um pouco a obra. Contudo, as vantagens da arquitetura sustentável vão além da questão financeira, tem-se que pensar no futuro e a tendência para a “nova arquitetura” é a utilização de meios de baixo custo e que não agrida a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com