TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arremessos E Lançamentos

Artigos Científicos: Arremessos E Lançamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  1.780 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

ANDRÉIA P. M. DIAS VIEIRA - 1138122

ATLETISMO

ATIVIDADE DA 12ª SEMANA DE ATLETISMO

CURITIBA

2014

ANDRÉIA P. M. DIAS VIEIRA - 1138122

ATLETISMO

ATIVIDADE DA 12ª SEMANA DE ATLETISMO

Monografia apresentada no curso de Graduação do Centro Universitário Claretiano de Curitiba. Curso de Educação Física Bacharelado para conclusão de educação Física Bacharelado. Área de concentração:

ORIENTAÇÃO: Professor Antonio Eduardo Ribeiro

CURITIBA

2014

1. INTRODUÇÃO

Mesmo sendo considerado como um dos conteúdos clássicos da educação física, o atletismo ainda é pouco difundido nas escolas e clubes brasileiros.

Não há como negar, está misturado à história particular de meninos e meninas na maioria das vezes, pobres, que encontraram nas corridas, saltos, arremessos e lançamentos, um meio para a sua sobrevivência e inclusão social.

Assim, ao dedicar-se ao ensino do atletismo visando despertar nas pessoas o gosto pelos movimentos desta modalidade esportiva, o profissional desta área, poderia criar uma base de conhecimentos capaz de sustentar um aprofundamento técnico mais específico, além da iniciação e aprendizagem dos movimentos básicos dessa modalidade esportiva por meio de jogos pré-desportivos que exploram as habilidades motoras.

1. 1 Provas de Arremessos e Lançamentos

As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo.

A antiga civilização egípcia incluía provas de arremesso de pedras em suas festividades, bem como os gregos, nas primeiras reuniões religiosas e esportivas, há mais de três mil anos. No século 17, soldados ingleses organizaram competições de arremessos de balas de canhão, o embrião do atual arremesso do peso.

Já o dardo, era usado para caçar e guerrear. A primeira aparição em Jogos Olímpicos deve ter sido por volta de 708 D.C., é a prova que mais lembra o modo de vida das antigas civilizações.

O arremesso de peso no Brasil consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7,26 kg para os homens e 4 kg para as mulheres.

O martelo é similar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite produzir movimento linear à esfera e assim atingir uma distância maior.

Já o disco é um pouco mais leve, pesando um quilograma para as mulheres e dois quilogramas para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.

1.2 Diferenças Técnicas entre os Lançadores de Disco e Dardo

O lançamento de disco é considerado um dos esportes mais antigos do mundo. Há relatos de competições realizadas há mais de dois mil anos.

As regras da prova evoluíram muito desde o começo do século passado. Alterações no tamanho e peso do disco e a introdução de um pequeno círculo de concreto para apoio dos pés visaram sempre melhorar o desempenho dos atletas.

Os atletas geralmente são fortes, com uma musculatura dos membros superiores bem desenvolvidas. Considerado por muitos a mais bela modalidade do atletismo pela complexidade dos movimentos, tem como objetivo lançar um disco na distância mais longa possível.

Analisando os movimentos do lançamento do disco observamos as seguintes fases:

a) Empunhadura

b) Posição inicial

c) Giro ou deslocamento

d) Posição final ou de lançamento

e) Lançamento propriamente dito

f) Reversão

No momento do lançamento, o atleta tem que apanhar e levantar o disco, erguer o braço para trás e efetuar o lançamento segurando firmemente o disco acompanhando-o com o giro do corpo.

*Os lançamentos devem ser feitos sempre de um lugar fixo

*O círculo de onde se realiza o lançamento do disco tem 2,5 m de diâmetro

*Quando o disco atinge o solo, o atleta tem que sair do círculo pela metade traseira.

O lançamento do dardo consiste em atirar o mais longe possível, após uma pequena corrida, uma lança que tem de cair numa espécie de cone com um vértice de 26 graus, situado precisamente no ponto onde o atleta efetua o arremesso.

Os gregos atiravam um dardo feito de madeira de oliveira, com 400 gramas de peso e entre 2,3 e 2,4 metros de comprimento. Havia duas especialidades, uma que consistia em acertar num alvo e outra que visava atirar o mais longe possível, com a ajuda de uma funda.

Atualmente, o dardo para os homens é feito de madeira ou metal e tem uma ponta metálica afiada, devendo ter pelo menos 2,6 metros e pesar 800 gramas. As mulheres utilizam um dardo com 2,2 metros e 600 gramas.

A história do lançamento do dardo pode ter sua origem na pré-história. Empregado, inicialmente na caça e posteriormente na guerra, como arma de combate. É uma das provas mais antigas do atletismo, sendo disputada nos Jogos Olímpicos da Velha Grécia.

O lançamento de dardos podem se dividir em:

a) Empunhadura

b) Corrida de aproximação

c) Corrida preparatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com