TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte prévia

Tese: Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2014  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por objetivo avaliar os fatores que influenciam a motivação e desmotivação dos servidores da segurança pública do interior do estado de Mato Grosso, que afetam diretamente a qualidade de vida e a produtividade do trabalho. O estudo observa a importância de abordar o tema motivação no setor da segurança pública e a urgente necessidade de se implantar ferramentas de motivação nos órgãos públicos do interior do estado, para criar um ambiente motivador e mudar a realidade atual.

Peregrino (2009) explica que é importante para o trabalhador se sentir necessário e valorizado. Na iniciativa privada diversas práticas de motivação já estão implantadas, enquanto no setor público, estas práticas de gestão ainda são pouco exploradas. Desta feita, este estudo é importante no intuito de enriquecer as teorias já existentes sobre o assunto, buscando orientar os gestores públicos a definir estratégias para estimular os servidores da instituição de segurança pública, alcançando, assim, níveis de motivação e desempenho no setor.

Há que se avaliar, então, meios de reconhecer e valorizar estas pessoas, segundo Peregrino (2009) o reconhecimento é uma maneira de incentivo. Portanto, o estado precisa avaliar o funcionalismo da segurança pública quanto a sua motivação e resultados. Esse estudo visa contribuir na melhoraria dos serviços prestados pelos órgãos da segurança pública do interior do estado de Mato Grosso, para atender às demandas da sociedade, que a cada dia exige mais qualidade da administração pública.

Por fim, vale ressaltar que uma administração pública eficiente gera benefícios para toda a população. Um servidor motivado, em um ambiente de trabalho agradável, com certeza produzirá bons resultados, se sentirá mais satisfeito com seu trabalho e prestará um serviço de excelência ao usuário final (o povo).

METODOLOGIA

Tipo de pesquisa: A pesquisa será do tipo explicativa, onde será realizado um estudo de caso no órgão da segurança pública, Polícia Civil, na cidade de São Félix do Araguaia.

Coleta de dados: Será utilizado um questionário semi-estruturado composto de perguntas para identificar o perfil do entrevistado e perguntas com fatores, intrínsecos e extrínsecos, para avaliar os pontos de satisfação e motivação. A amostra será escolhida a partir do número de servidores existentes no Órgão da Polícia Judiciária Civil da cidade de São Félix do Araguaia. Os servidores serão avaliados através dos cargos que ocupam e o tempo de serviço, sendo escolhido um servidor de cada função e um servidor quanto à classe que ocupa, totalizando 08 (oito) entrevistas.

Análise dos dados: Os resultados da pesquisa serão tabulados em forma de gráficos para demonstrar o perfil dos entrevistados e o grau de satisfação/insatisfação de cada entrevistado com o seu trabalho e os fatores motivacionais. As entrevistas serão analisadas a partir da leitura, onde serão separadas as principais idéias e agrupadas em uma única resposta.

ESTRUTURA DO REFERENCIAL TEÓRICO BÁSICO

A nova gestão pública e o humanismo organizacional

Klering (2010) e outros classificam que a disposição para “reformar administrativamente” o Estado brasi¬leiro é antiga, estando presente desde a década de 30 do século passado, mas assumindo maior relevância em meados da década de 90, via ins¬titucionalização da Lei da Reforma do Estado Brasileiro. Baracchini (2012) afirma que embora haja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com