TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte prévia

Resenha: Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIFICATIVA

Este projeto base para iniciação e prática da Capoeira nessa instituição visa levar o praticante concomitantemente a explicitar as suas virtualidades e a encontrar-se com a realidade para nela atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas as necessidades e aspirações pessoais e sociais, seja ele criança, púbere, adolescente, ou adulto.

A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Porém, existem diversas concepções de Capoeira. Dentre elas, citamos algumas.

Capoeira Luta: representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira – combate e de defesa.

Capoeira Dança e Arte: a arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e cênicas. Na dança, as aulas devem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica.

Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.

Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na Educação Especial, a Capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de deficiência.

Capoeira Lazer: como prática não – formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc.

Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.

Apesar de termos enumerado algumas concepções e práticas de Capoeira na escola, acreditamos que esta deverá ser ensinada globalmente, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo toda a sua potencialidade.

No jogo da Capoeira, onde são evidenciadas agilidade, destreza, coordenação motora, flexibilidade, e onde o capoeirista desenvolve a criatividade, zelando pelo respeito e camaradagem, jogando para recrear e não para testar capacidade, o professor deve desenvolver de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo.

Conhecimento é domínio do corpo. Controlar a agressividade através de movimentos rápidos e precisos, e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente com movimentos suaves e flexíveis serão pontos identificados pelo educando ao iniciar a prática da Capoeira.

O estímulo de todas as partes do corpo seria um exemplo para o praticando entender que a própria natureza possibilitou ao ser humano condições, qualidades e recursos. Tudo tem uma utilidade e pode ser utilizado, desde que haja pleno estado de consciência, pois o potencial humano deve ser testado a cada momento em diferentes situações.

“Histórico de Atuação”

e “Anexar Portfólio”. O “Histórico de Atuação” deverá ser

entregue à escola em formato DOC ou outro compatível, em

texto de até 1000 (mil) caracteres, descrevendo atividades

anteriores da iniciativa cultural em diálogo com o trabalho

proposto para o “Mais Cultura nas Escolas”. O campo “Anexar

Portfólio” oferece espaço de até 3MB para documentos em

formato PDF, contendo imagens, textos e possíveis indica-

ções de endereços digitais que apresentam e/ ou documentam o trabalho da iniciativa cultural. Concluído esse passo,

clicar sobre o botão “Gravar”.

Para instruções detalhadas sobre o preenchimento da ab

Justificativa (até 2.000 caracteres)

Descreva o contexto e a realidade sociocultural e econômica

da comunidade em que a escola está inserida e justifique a

importância do desenvolvimento do projeto. Fale sobre as

peculiaridades da escola, da iniciativa cultural parceira e do

público a que se destina o projeto.

Metodologia

Descrever como a ação será desenvolvida, respondendo os

seguintes tópicos/ campos:

O que será desenvolvido (2000 caracteres)

Como será desenvolvido (2000 caracteres)

Haverá envolvimento da comunidade local (moradores,

estabelecimentos comerciais, espaços públicos, espaços

coletivos diversos que se encontram entorno da escola)

com o projeto?

Assinalar “Sim” ou “Não”. Em caso positivo preencher o campo “Descreva como” (1500 caracteres).

Qual a relação entre o projeto proposto e o projeto político pedagógico da escola? (2000 caracteres)

Haverá produto ao final desta parceria entre a escola e a

iniciativa cultura parceira? (exposição, vídeo, peça teatral, etc.)

Assinalar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com