TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte prévia

Projeto de pesquisa: Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA VALE DO GUAPORÉ

CURSO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

CACAUICULTURA

ELEN DE SÁ GOIZ

GERUSA ROCHA DA SILVA

LUCIMAR PEREIRA RIBEIRO

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ/RO

AGOSTO DE 2014

ELEN DE SÁ GOIZ

GERUSA ROCHA DA SILVA

LUCIMAR PEREIRA RIBEIRO

DELIMITAÇÃO

MELHORAMENTO GENÉTICO DO CACAUEIRO

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ/RO

AGOSTO DE 2014

JUSTIFICATIVA

A cacauicultura é uma atividade em franca expansão e apontada como alternativa para produção de alimento saudável e de geração de renda. O mercado de venda de amêndoas, produtos secundários do cacau apresenta uma demanda muito grande, além de ser saudável e de alto valor nutritivo possibilitando a produção e rentabilidade com poucos investimentos.

A produção de cacau é uma importante atividade que pode ser desenvolvida com o intuito de melhorar a qualidade da alimentação e a renda dos agricultores familiares. A oportunidade para a prática da cacauicultura cresce, visando abastecer o mercado consumidor que a cada dia se preocupa com a alimentação ideal. Produzir tais produtos não é tão simples. A produção envolve varias etapas que devem ser estudas, planejadas para o bom resultado da atividade, sendo que a busca dos consumidores equivale também em exigências, como qualidades organolépticas.

A atividade está crescendo assim porque a lucratividade que pode apresentar é muito boa, bem como tem se tornado uma das mais interessantes alternativas agrícolas para o desenvolvimento rural sustentável da região proporcionando um retorno do capital investido pelo produtor rural. A produção de cacau vem aumentando consideravelmente ano a ano. Para produzir, o cacauicultor precisa adotar técnicas que viabilize a produção, onde tem sido desenvolvidas práticas que asseguram a obtenção de produtos de qualidade.

Com isso, está se criando e fortalecendo toda a cadeia de serviços e produtos destinados ou derivados do cacau. Assim o interesse das educandas em efetivar o estágio na CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) obtendo conhecimentos sobre a atividade, para oferecer assistência técnica aos produtores e interessados na área proporcionando noções básicas sobre os mais diversos fatores envolvidos no seu sistema produtivo para aumentar a sua produção.

OBJETIVO GERAL

Assimilar o processo de produção da cacauicultura observando as técnicas e tecnologia utilizadas pela CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) para efetivar o melhoramento genético do cacaueiro, acompanhando os tratos culturais que necessitam ser realizado, analisando práticas empregadas sobre a área de entomologia e fitopatologia, verificando quais as pragas e doenças que inviabiliza a produção, bem como as técnicas de profilaxia e combate e resultados alcançados com o trabalho exercido para o cultivo do cacau.

OBJETIVOS ESPECÍCICOS

 Obter conhecimento sobre histórico da instituição;

 Observar as técnicas e tecnologias utilizadas para efetivar o melhoramento genético do cacaueiro na instituição;

 Obtiver dados a respeito da área de fitopatologia utilizada na instituição para assegurar uma boa produção;

 Alcançar informações sobre a área de entomologia empregada na CEPLAC;

 Verificar quais as pragas e doenças que inviabiliza a produção, bem como as técnicas de profilaxia e combate e resultados alcançados com o trabalho exercido para o cultivo do cacau.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com