TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte prévia

Projeto de pesquisa: Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

JUSTIFICATIVA

A justificativa é a tentativa de responder à pergunta: Por que fazer essa pesquisa?

É o momento de mostrar qual a contribuição do trabalho que se pretende realizar, sua significação e relevância, destacam-se aquelas de caráter pessoal, acadêmico, profissional e social.

A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade e empresa) e de ordem social (contribuição para a sociedade).

Para justificar a importância do tema escolhido pode-se mencionar, dentre outros aspectos, a importância do trabalho para a geração de algum conhecimento (ainda que modesto) na área, para a empresa na qual o trabalho será realizado, para o conhecimento e para a formação do aluno.

Podem-se mencionar ainda as possibilidades que o trabalho abre as expectativas que se têm em relação a ele, os produtos intelectuais ou práticos que pode gerar.

Basicamente, a justificativa deve responder a duas questões: para que e para quem o trabalho é importante.

1 – RELEVÂNCIA PESSOAL:

Mostra por que o problema é importante para o pesquisador.

Deve indicar como surgiu o interesse pelo tema de investigação, qual foi a origem da curiosidade pelo assunto, que circunstâncias interferiram na sua escolha e por que foi feita tal opção.

Momento de se apontarem motivações e interesses ligados diretamente às circunstâncias da vida do investigador.

2 – RELEVÂNCIA ACADÊMICA:

Todo trabalho científico parte de resultados atingidos pela comunidade científica e contribuem para o aumento do conhecimento em determinada área.

Há um encadeamento do trabalho científico com os estudos anteriores da comunidade acadêmica.

Cada pesquisa realizada oferece uma contribuição para a Academia, daí a importância de se apontar essa relevância no próprio projeto de pesquisa.

3 – RELEVÂNCIA PROFISSIONAL:

Uma das características da ciência moderna é ter uma aplicação prática no processo de dominação e transformação do mundo.

O pesquisador deve destacar em seu projeto os usos teóricos e práticos dos resultados que espera alcançar.

4 – RELEVÂNCIA SOCIAL:

Mesmo os trabalhos mais teóricos e aparentemente desligados de uma prática social ou política possuem essa dimensão.

Barral (2003, p.88-89) sugere alguns itens que devem constar de uma boa justificativa:

Atualidade do tema: inserção do tema no contexto atual.

Ineditismo do trabalho: proporcionará mais importância ao assunto.

Interesse do autor: vínculo do autor com o tema.

Relevância do tema: importância social, jurídica, política, etc.

Pertinência do tema: contribuição do tema para o debate na área de Estudo.

MODELO 1

Este trabalho apresenta questionamentos que buscam justificar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Alunos assim definidos, apesar de matriculados e frequentando as escolas no ensino regular, têm sido colocados à parte no dia-a-dia nas salas de aula. Por dificuldades enfrentadas pelos professores e pela instituição, estes alunos têm seu ensino prejudicado. Devem-se olhar as diferenças com outros olhos, de forma a valorizar o que se pode aprender com elas, e não que elas, as diferenças, impedem o aluno de aprender.

De forma a fazer da presença de equipes interdisciplinares e profissionais especializados fundamental para a educação desses alunos. Tanto o professor capacitado quanto o especialista deveriam ter como principal meta o trabalho em equipe e dentro da sala comum, sem necessidade de isolar o aluno em alguma classe especial, mas este é o lugar que certamente torna o trabalho de ambos profissionais mais fácil. Vê-se também que muitos professores do ensino regular têm medo de receber em suas salas alunos com deficiência, pois se julgam sem preparo, dificultando o processo de inclusão e fazendo com que o aluno ou sua família se sinta desmotivado e inseguro em continuar.

Outra razão para se apoiar a inclusão seria a legislação. O direito à inclusão está assegurado na Constituição Federal de 1988, quando, em seu art. 205, garante que a educação é direito de todos, e em seu artigo 208, inciso III, garante atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, ou seja, estes alunos devem estar matriculados na rede regular, e se precisarem de ensino especializado, que também seja realizado dentro da rede regular.

MODELO 2

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Detecção do uso de drogas e avaliação do impacto de uma intervenção breve em serviços de Atenção Primária à saúde” (FORMIGONI et al., 2003), no qual foram avaliadas as barreiras para implementação do programa de detecção precoce e intervenção breve para o uso de risco de drogas na APS na cidade de Curitiba - PR.

As atitudes, práticas e crenças dos profissionais de saúde da APS em relação à detecção e à intervenção Breve para o uso de risco de substâncias, antes e após um treinamento, precisam ser conhecidas para que sejam estabelecidas estratégias para modificar aquelas que estão funcionando como barreiras para a implementação adequada do programa nos serviços da APS.

O treinamento para implementação do projeto também precisa ser avaliado para detectar possíveis falhas e assim oferecer treinamento cada vez mais adequado.

Torna-se também muito importante avaliar as principais dificuldades encontradas para aplicação dos instrumentos de detecção e da IB um ano após o treinamento, ou seja, na ocasião em que o projeto estava sendo desenvolvido na prática, pois nesse momento as dificuldades reais tornam-se evidentes.

A identificação das expectativas e do grau de comprometimento em relação à implementação do projeto pelos gestores é de fundamental importância para que sejam estabelecidas estratégias para ajudá-los no gerenciamento adequado do programa quando se tornar rotina nos serviços da APS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com