TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais

Trabalho Universitário: Artes Visuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a vida e obra do pintor Cândido Portinari. No decorrer da pesquisa apresentaremos as suas principais obras que tiveram grande relevância no cenário das Artes.

Pela importância de sua produção estética e pela atuação consciente na vida cultural e política brasileira, Candido Portinari alcança reconhecimento dentro e fora do seu País. Essa afirmação de seu valor se expressa nos diversos convites recebidos de instituições culturais, políticas, religiosas, para realização de exposições e criação de obras; nos prêmios e honrarias obtidos nas mais diferentes partes do mundo; na aura de amizade e respeito construída em torno de sua imagem; no orgulho do povo brasileiro, tão bem representado em sua obra.

Considerando que a formação estética do professor interferirá na sua forma de agir em sala de aula, pois possibilitará um olhar mais sensível aos problemas educacionais, esta pesquisa investigou junto aos docentes da rede municipal das Balneárias Piçarras (SC), Brasil, como a participação em encontros de formação estética por meio das artes interferiu na forma de lidar com o aluno e organizar suas ações pedagógicas. O objetivo geral foi analisar o impacto das atividades de formação estética promovidas na formação continuada de professores na sua prática pedagógica.

A arte tem uma grande importância na educação escolar e em gera ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário.”

2 DESENVOLVIMENTO

Cândido Portinari

Quem foi ?

Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 30 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.

Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária. Desde criança, manifesta vocação artística. Aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes.

Em 1928, conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Foi para Paris (França), onde permaneceu durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari voltou ao Brasil em 1931 e retratou em suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna.

No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida. Dentre “suas obras, destacam-se: “A Primeira Missa no Brasil”, “São Francisco de Assis” e Tiradentes”. Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade. A inclinação moralista de Portinari revelou-se com vigor nos painéis executados no Monumento Rodoviário da estrada Rio de Janeiro – São Paulo, em 1936, e nos afrescos do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, realizada entre 1936 e 1944. Estes trabalhos, como conjunto e concepção artística, representam um marco na evolução da arte de Portinari, afirmando a opção pela temática social, que foi o fio condutor de toda a sua obra a partir de então.

No dia 6 de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países.

A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes

em certas tintas.

Características principais de suas obras:

- Retratou questões sociais do Brasil;

- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;

- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos moralistas mexicanos;

- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

Relação das principais obras de Portinari:

- Meio ambiente

- Colhedores de café

- Mestiço

- Favelas

- O Lavrador de Café

- O sapateiro de Brodósqui

- Meninos e piões

- Lavadeiras

- Grupos de meninas brincando

- Menino com carneiro

- Cena rural

- A primeira missa no Brasil

- São Francisco de Assis

- Os Retirantes

Obra principal

Observem na obra de Portinari as figuras humanas: Os pés e as mãos são bastante grandes; os corpos sugerem volume. Esses detalhes revelam o trabalho diário nas plantações de café, que exige força e ignora a fraqueza das pessoas. O corpo humano sugerindo volume e os pés enormes, que transmitem a sensação de que as pessoas se relacionam intimamente com a terra, sempre representada em tons vermelhos.

São homens e mulheres que trabalham com o café, alguns colhem, outros ensacam, outros carregam. Era um trabalho pesado. O diretor geral do Instituto Cândido Portinari, João Cândido Portinari, 70 anos, filho do artista e professor universitário já disse que "O café sempre foi recorrente na pintura e nas suas obras literárias. São uma lembrança da origem da família, imigrantes italianos que aqui chegaram ao fim do século XIX para justamente trabalhar na colheita do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com