TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais

Exames: Artes Visuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Artes visuais na educação infantil

Este artigo tem por objetivo analisar o ensino de artes visuais na educação infantil considerando sua concepção desenvolvida pelo referencial curricular nacional para a educação infantil, (1998). Que ver artes visuais como uma importante forma da criança se expressar e se comunicar, de brincar com diversos materiais, de explorar o mundo ao seu redor, de alfabetizar visualmente.

Autor: Referencial curricular nacional para a educação infantil

Palavras chaves: Artes visuais, educação infantil,

Introdução

As artes visuais na educação infantil são varias formas da criança se expressar, se comunicar por meios de sentidos e sensações. São através das brincadeiras que as artes visuais devem ser trabalhadas, pois quando a criança brinca ao mesmo tempo aprende no processo espontâneo. As artes visuais são uma das linguagens que estão presentes na educação infantil uma vez que a mesma trabalha com os sentimentos e sensações das crianças estimulando o processo de desenvolvimento através das interações e os elementos do meio artístico no mundo em que a criança esta inserido sendo assim e fundamental que a criança desenvolva-se com alegria. Segundo o RCNEI ( referencial curricular nacional para educação infantil) o professor em sua pratica deve garantir uma serie de elementos que possibilitem o desenvolvimento da criança favorecendo ao conhecimento e compreensão, com a manipulação com diversos materiais nesse processo a opinião das crianças deve ser ouvidas e respeitadas o tempo para a arte deve ser feita com a criança no cotidiano como rabiscar, desenhar, pintar, manuseia, a criança esta desenvolvendo sua percepção visual por meio de vários aspectos como a imaginação criadora, sua linguagem a sensibilidade a criança cria e recria, também brinca de faz de conta e se comunica de acordo com sua capacidade imaginativa ampliando sua forma de sentir e pensar no mundo em que estão inserido.A criança na educação infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento. É importante que o educador apresente obras de arte de diferentes artistas e movimentos da história da arte, mas sempre deixando a criança criar a sua própria obra. A arte transforma e possibilita novos caminhos na vida da criança. Valorizar as produções infantis é valorizar o ser humano em seu desenvolvimento.

Conclusão

As Artes Visuais são uma forma que a criança tem de expressar-se com sua visão de mundo e com isso desenvolver-se nas dimensões afetiva, motora e cognitiva, utilizando as diferentes linguagens artísticas que compõem as artes visuais, tendo a oportunidade de construir, criar, recriar e inventar, tornando-se um sujeito ativo e crítico na sociedade. Cada movimento, expressão ou recorte de papel constitui-se num direito que a criança tem de conhecer o mundo, expressar seus sentimentos sem a fala.

A arte proporciona um contato direto com nossos sentimentos, despertando no indivíduo maior atenção ao seu processo de sentir.

Bibliografia

Referencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com