TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes visuais

Tese: Artes visuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

As Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade. Atualmente, algumas ações estão interferindo qualitativamente no processo de melhoria do ensino e aprendizagem de Arte.

O artista eleito para ser abordado junto ao tema do presente trabalho foi Pablo Picasso e sua tela Mulher em frente ao Espelho.. Óleo sobre a tela, 1932. Os artistas usam essa técnica desde a antiguidade: depois da conquista das cidades-estados gregas pelo Império Romano, pintores e escultores de ambos os povos incorporaram elementos às suas obras. "Nas artes plásticas ou na música, reler é vivenciar um certo trabalho e produzir outro com base nele, com um novo propósito. A releitura é indicada a turmas a partir da 4ª série, quando a garotada já adquiriu maturidade nas suas produções. Quem teve aulas de Artes regularmente já fez muitos desenhos de observação, produziu bastante, aprendeu a usar diversas técnicas e a utilizar a memória visual. "Com a prática, a criança vai desenvolvendo uma marca pessoal, que será impressa nas releituras.

Nesta obra, Picasso converte o corpo humano em um arabesco, quase um ornamento. Toda a pintura é um inventar de formas. A riqueza das cores torna a obra radiante. Os seios e nádegas da mulher são elementos eróticos em um universo de curvas e esferas, e o espelho é o elemento central da pintura. A mulher do espelho está triste e deprimida, sentimentos demonstrados pela cor azul. Esse reflexo apresenta o verdadeiro estado físico e emocional da mulher, que parece ter vergonha de quem é ou de esconder quem é. O quadro é completamente simbólico. O espelho mostra o que a mulher não pode ver, a não ser pelo seu reflexo. Essa é a ideia de que o espelho diz a verdade e mostra a realidade. Ambos os corpos brincam com as formas, e apenas o rosto da mulher apresenta uma relativa perfeição.

Ficha Técnica - Mulher Em Frente ao Espelho:

Autor: Pablo Picasso

Onde ver: Museu de Arte Moderna, Nova York

Ano: 1932

Técnica: Óleo sobre tela

Movimento: Cubismo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sendo assim, é importante pensar no papel do professor de Artes em sala de aula como um propositor que visa, sobretudo, estimular nos alunos uma compreensão crítica, que além de provocar o estudo acerca da cultura visual, estimule o diálogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com