TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Do Museu Casa Pedro Ludovico

Artigo: Artigo Do Museu Casa Pedro Ludovico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  3.709 Palavras (15 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE ARQUITETÔNICA DE UMA RESIDÊNCIA MODERNA NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO.

ANÁLISE ARQUITETÔNICA DE UMA RESIDÊNCIA MODERNA NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO.

Fábio Dias Tavares

Maycon Vieira do Rego

Paola Vasconcelos Albernaz

PhabloEuqueres Barbosa

Thandara Martins Machado

Vanusa Machado de Carvalho

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar a arquitetura de uma residência moderna, o início de sua construção foi em 1935 e termino em 1937, foi projetado e construído pela equipe do escritório Coimbra Bueno. Atílio Corrêa Lima participou apenas dos riscos originais, localizado na cidade de Goiânia/ Goiás. Primeiramente iremos discorrer sobre o contexto histórico em que foi construído o Museu Pedro Ludovico Teixeira e Residência da família Ludovico. Logo será analisado de forma especifica o programa, o terreno, implantação, composição volumétrica e organização espacial, com a finalidade de esclarecer a função de forma isolada do objeto de estudo. A partir da análise identificamos as características presentes no estilo arquitetônico art- déco que são aplicadas no projeto.

Palavras-chave:Arquitetura; Moderna; Art-déco.

Abstract:

Thisarticleaimstoanalyzethearchitectureof a modernresidence, thebeginningof its constructionwas in 1935 andfinish in 1937, wasdesignedandbuiltbythe office staff Coimbra Bueno. Atilio Corrêa Lima participatedonly in the original riskslocated in thecityof Goiânia / Goiás. Firstwewilldiscussthehistoricalcontext in whichthemuseumwasbuilt Ludovico Pedro Ludovico Teixeira andresidenceofthefamily. Logo willbeanalyzed in orderspecifiestheprogram, terrain, deployment, volumetriccompositionandspatialorganization, in ordertoclarifythefunctionofisolationfromtheobjectofstudy. Fromtheanalysisweidentifiedthefeaturespresent in Art- Decoarchitecturalstylethat are applied in theproject.

Key-words: Architecture; modern; Art-deco.

Introdução:

O objetivo deste artigo é analisar a residência museu da família Ludovico, que está localizada na antiga rua 26, atualmente Dona Gercina Borges, Goiânia/ Goiás. Constitui-se a partir da análise e estudos do programa de necessidades, implantação, composição volumétrica e organização espacial- sendo subsidiados por visitas in loco, relatos da guia do local, registros fotográficos e das plantasdo edifício. É descrita a função que cada parte do conjunto cumpre de forma isolada e geral, à medida do que nós foi descrito pela responsável pela visita do edifício.

A residência objeto de análise foi construída em 1935-37, sendo um dos primeiros edifícios a serem construídos no processo de criação da cidade. O projeto foi feito pela equipe do escritório Coimbra Bueno e Atílio Corrêa Lima participou apenas dos riscos originais. Em 1937-69 a casa passa por temporadas arrendada e alugada, em 69-79 se torna residência da família Ludovico, 1979 foi desapropriado o imóvel e autorizado a implantação do museu, 1987 foi inaugurado o museu.As intervenções aconteceram em 1955 onde foi construída a sala de TV entre a sala de jantar e a varanda no piso térreo, 1957 construção da piscina, 1974 grades e revestimento de pedras nos muros. A restauração ocorreu em 1974 onde foi construído banheiro no piso térreo e transformação dos dois quartos de hóspede no térreo em uma suíte.

A partir da visita in loco é possível verificar que a função não se manteve, já que a residência se tornou um museu, e apresenta algumas mudanças realizadas no seu processo de restauro. A fachada é onde podemos verificar maiores mudanças, onde ouve a locação de grades nas janelas externas, a corfoi alterada e o muro foi modificado, modificações que podem ser vistas na figura 1.

Figura 1- A. Residencia Pedro Ludovico 1937/ B. Residencia- Museu Pedro Ludovico 2014.

Contextualização:

A cidade de Goiânia foi criada para substituir a antiga capital do estado a antiga Vila Boa (Cidade de Goiás Velho). Seu projeto inicial foi realizado por Attílio Correia Lima, que foi quem projetou alguns grandes prédios de grande importância na cidade, um exemplo é o Palácio das Esmeraldas. Inicialmente Goiânia foi projetada para 15.000 habitantes. Na época em que Goiânia foi projetada o art-déco estava no auge no país (o art-déco, se originou em Paris no início do século XX, um estilo considerado moderno). Dessa forma a cidade que crescia em meio a um vazio urbano foi construída na tentativa de ser uma cidade moderna.

A residência se situa no Centro de Goiânia, sendo que a rua Gercina é a que faz a divisão do setor Sul com o Centro. Esta residência está localizada em uma área nobre da cidade, onde na época da construção é uma das únicas existentes (ver figura 2).

Figura 2-Localização, quadras e ruas adjacentes.

O edifício foi construído em três anos e apresenta características modernas, o art-déco. As características presentes nessa construção são linhas retas e curvas, implantação de esquina (o que facilita o acesso), pilares abaulados, a cobertura ser coberta por platibanda, os volumes puros e salientes. Por ter sido pouco modificada a residência é um dos exemplares mais antigos da cidade, e este sofreu poucas modificações em sua restauração, figura 3.

Figura 3-Esquina da Residencia- 2014.

A residência foi projetada pela equipe do escritório Coimbra Bueno e Atílio Corrêa Lima participou apenas dos riscos originais. Os proprietários da residência foram Pedro Ludovico Teixeira e sua esposa Gercina Borges, alguns dos mobiliários recebem as siglas dos dois e outros só de Gercina já que antigamente se tinha o costume de se preparar o enxoval antes mesmo das mulheres ficarem noivas.

Nos anos de 1937 até 1969 a casa foi alugada enquanto os donos moravam na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Em 1969 a 1979 a residência é habitada pela família de Pedro Ludovico, em 1979 foi desapropriado o imóvel e autorizado a implantação do museu, 1987 foi inaugurado o museu.Em 1992 a residência se torna oficialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com