TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar os aspectos do artigo “Santa Casa SP recua e suspende demissões”

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Analisar os aspectos do artigo “Santa Casa SP recua e suspende demissões”, foi preciso pesquisar mais informações sobre essa instituição.

Fundada há mais de quatro séculos, a irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada com cerca de sete mil funcionários do hospital, pouco mais de dois mil estão em funções administrativas.

O objetivo desse trabalho é buscar o que levou a Santa casa de SP a entrar nessa crise financeira

1 SANTA CASA SP RECUA E SUSPENDE DEMISSÕES

A péssima gestão obrigaram a santa casa a anunciar um plano de demissões que previa a dispensa de 1.100 funcionários, cortado assim 20% do custo da folha de pagamento, e com esses cortes teria uma ecônomo de R$ 4 milhões. Essa medida gerou manifestação e revolta por parte dos funcionários.

Essas medidas seriam lamentavam, pois o hospital mais antigo de São Paulo, aberto 1884, atende de graça mais de 10 mil pessoas por dia. Mais a mesa administrativa recuou e cancelou o plano de demissões em massa, que na visão dos administradores seria alternativa para salvar a situação financeira.

Para a população as demissões de 1.100 significaria uma péssima qualidade de atendimento, deixando mais precária o sistema de saúde.

Caso essas demissões acontecessem iriamos ter um impacto na microeconomia, porque com certeza esses funcionários desempregados ficariam sem nenhuma estrutura já que seus salários estavam atrasados e a instituição não teria verba o suficiente para pagar as indenizações.

Podemos resumir de forma mais clara Microeconomia como a ciência econômica que Estuda o comportamento dos indivíduos, nossas famílias e etc. Ela também faz o estudo individual das empresas.

Pensando na saúde da população do Brasil, o fato da Santa Casa de São Paulo ser referência na área de saúde e estar em crise financeira passam a ser um problema macroeconômico, devido à falta de condições de atendimento, falta de material hospitalar, funcionários e médicos insatisfeitos alguns setores do hospital já estava fechado sem atender ninguém, como exemplo, o pronto-socorro. A Macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e comportamento dos grandes agregados como renda e produto, emprego e desemprego.

Agora com uma nova gestão e a atualização do sistema de informação novas mudanças precisam acontecer para o fim da crise, será criado um portal da transparência da instituição que irá informar dados sobre todos os recursos recebidos, será criado um estatuto com as devidas responsabilidades de seus gestores, outro ponto será a profissionalização técnica de cargos estratégicos como a tesouraria porque é necessário preparo e suporte técnico para administrar um orçamento de R$ 1,4 bilhão por mês. Foi após analisar o sistema de informação da Santa casa que foi encontrado os desvios de verbas a mais de quatro anos, também foi apurado o desvio dos pagamentos previdenciários e do FGTS os funcionários eram descontados, mas jamais o dinheiro foi recolhido.

A necessidade do sistema de informação nas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com