TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Projeto Luminotécnico em led´s casa noturna

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 15

Nome da Revista[pic 1][pic 2]

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011

Bianca Sottili

biasottiliarq@gmail.com

[pic 3]


PROJETO LUMINOTÉCNICO EM LED'S

CASA NOTURNA

RESUMO

Este artigo apresenta as diretrizes para o desenvolvimento do projeto de uma casa noturna com instalação de um sistema de iluminação com o uso de Diodos Emissores de Luz – LED's, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso Do Sul. O objetivo principal é oferecer à população campo-grandense uma nova opção no entretenimento noturno, seguindo as tendências do mercado onde o estabelecimento oferece aos usuários uma iluminação diferencial em LED's. A casa noturna deverá apresentar como diferencial a volumetria contemporânea, os usuários poderem desfrutar de ambientes distintos em um mesmo local, sendo um bar e uma danceteria, onde cada ambiente será interligado nos setores administrativos e de serviço da edificação.

Palavras-Chave: LED; Bar; Danceteria; Inovação.

ABSTRACT

This article presents guidelines for the design development of a nightclub with the installation of a lighting system using Light Emitting Diodes - LEDs, in Campo Grande, Mato Grosso Do Sul The main objective is to offer the people Grande field a new option in evening entertainment, following the trends of the market where the property offers users a difference in lighting LEDs. The nightclub will present how the volumetric differential contemporary, users can enjoy different environments in one place, with a bar and a disco, where every environment is interconnected in administrative and service sectors of the building.

Keywords: LED; Pubs; Disco; Innovation.


INTRODUÇÃO

Casa noturna é um estabelecimento que recebe jovens e adultos a procura de musica e descontração. Um ambiente que cria um clima que instiga a sensualidade, onde conduz o indivíduo a ter vários comportamentos e sentidos, onde se manifesta a vida e diversão.

A iluminação pode e deve ser usada como ferramenta para atrair o cliente para o interior da casa noturna. A característica “visual” do ambiente, de acordo com a cultura e comportamento local, pode conquistar ou afastar um provável cliente.

Assim, um dos mais importantes fatores para uma personalidade de um ambiente é sua         iluminação artificial. Tendo a capacidade de influenciar consciente e inconscientemente         as pessoas, alterando seus estados físicos, sentimentais e psicológicos, modificando as         percepções visuais de objetos e espaços.  

A luz é fundamental para a vida, influenciando em como enxergamos a vida e o mundo.         Um papel importante no nosso desempenho, bem-estar e nas nossas emoções. A iluminação consome em torno de 19% da energia produzida no mundo e grande parte d        as instalações de iluminação do planeta utilizam tecnologias antigas e pouco eficientes.         Investir em sistemas de iluminação mais eficientes ajuda a reduzir o consumo de energia de maneira significativa, diminuindo os custos e, principalmente, contribuindo         para a preservação do meio ambiente.

Este trabalho tem por objetivo o estudo e projeto do sistema de iluminação cênica para uma casa noturna através de um levantamento de dados sobre LED´s uma iluminação fria de baixo consumo que programada com o protocolo DMX possibilita a reprodução de mais de 16 mil cores.

A tecnologia LED é escolhida em função do melhor desempenho e capacidade de         atender as atuais necessidades ambientais, energéticas, luminotécnicas e econômicas.

  1. LED’s NOVO CONCEITO EM ILUMINACAO PARA CASA NOTURNA
  1. Casa noturna

Discoteca, bôite, boate, balada, danceteria ou clube noturno é um local destinado à pratica da dança. Foi popularizada mundialmente com o filme Os Embalos de Sábado à noite, com John Travolta no ano de 1977 e no Brasil com a novela Dancin' Days exibida pela Rede Globo em  1978 a  1979. O termo "boate" (mais antigo), também sinônimo de danceteria, provém do francês "boîte de nuit" (casa noturna), da mesma forma que o termo "discoteca" (do francês "discotèque"), também relaciona-se com a idéia de divertimento noturno, de onde provém o termo em inglês "night club", clube noturno. Originalmente, o termo "discoteca" está associado a "coleção de discos" ou "o lugar onde se guardam discos", assim como "biblioteca" é para livros. Posteriormente, foi associado a um "lugar onde se tocam discos", para se dançar. A esta ideia também estão associados os termos em inglês "Disc Joquey" DJ, que é o profissional que organiza os discos a serem tocados, e "JukeBox",máquina criada década de 1940 que toca discos automaticamente. O termo "danceteria" surgiu no Brasil no final da década de 1970, justamente como desambiguação[1] de "discoteca".

Nos últimos anos, o termo "balada" vem popularizando-se no Brasil, como sinônimo de "boate" ou "divertimento noturno", ou ainda para designar uma música dançante, geralmente eletrônica, uma festa ou evento onde se vai para dançar. Dessa forma, o primeiro sentido do termo remete à "danceteria" ou "discoteca", que é o local de lazer reservado para prática recreativa ou profissional da dança, sob um fundo musical e luzes de efeito. Daí o termo "pista de dança", em inglês, "dancefloor", que é o espaço físico reservado e iluminado especificamente para esta atividade.

O termo "balada", provavelmente, é uma corruptela[2] de "embalo", "badalar", "badalo" ou "badalação" que remetem a agitação, daí o sentido de balada também como música dançante agitada. Hoje em dia, qualquer festa ou local pode tornar-se uma balada, basta que tenha música agitada, pista de dança e luzes  de efeito.

 

  1. Historia e evolução do LED.

LED (Lighting Emitted Diodes) é um diodo que quando energizado emite luz visível aos olhos humanos. Os LED's são componentes eletrônicos que geram luz com baixo consumo de energia. O LED é um diodo, ou seja, um semicondutor com junção P-N produzido a partir do silício ou germânio e, mais recentemente, Carbono, puro que é “dopado” com “impurezas” outros elementos químicos em pequenas quantidades, como por exemplo, Índio, Gálio e Nitreto – InGaN que, quando energizado irá emitir ondas eletromagnéticas dentro de uma largura de banda espectral[3] relativamente estreita, dentro do espectro[4] visível, ou seja, luz. Este processo é conhecido como “Eletroluminescência[5]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (937.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com