TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Economia Poupança

Artigos Científicos: Artigo Economia Poupança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 5

POUPANÇA

COSTA, Gilliana S,A.²

DIAS,Iris R.²

HERMINO,Andréia S.

SILVA,Anne jovynna C.

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo relatar a historia da aplicação financeira mais popular do pais, a poupança. Teve inicio no século XIX, a mais de 140 anos junto à Caixa Econômica da Corte criada pelo Decreto nº. 2.723, de 12 de janeiro de 1861. Neste trabalho acompanharemos a evolução da poupança desde a escravidão até os dias atuais, sua nova modalidade, seus tipos e formas de rendimento.

PALAVRAS – CHAVE: Caderneta de Poupança

ABSTRACT: This paper aims to report the story of the most popular financial application of parents savings. Began in the nineteenth century, over 140 years by the Savings Bank of the Court created by Decree. . 2,723, of January 12, 1861 In its Article 1, the Emperor Dom Pedro II said: "The Savings Bank established in the city of Rio de Janeiro (...) has finally received the 6% interest, small economies of the less affluent classes and to ensure, under guarantee of the Imperial Government, the faithful restitution of what belongs to each taxpayer, when this claim

(...) ". In this work we will follow the evolution of savings from slavery to the present day, a new modality, their types and forms of income.

KEY-WORDS: Savings account.

1. INTRODUÇÃO

Poupança é uma parte da renda, de pessoas, empresas ou instituições que ao invés de ser gasta é guardada para utilização futura. É uma aplicação financeira conservadora por ter baixo risco e rendimento comparado com outras aplicações financeiras, sendo garantido pelo governo até um certo valor. Os recursos investidos na caderneta de poupança, como também é conhecida, são utilizados, em sua maior parte, para financimanento imobiliário, principalmente no Sistema Financeiro de Habitação.

A caderneta de poupança, pode ser aberta em qualquer momento e em uma agência bancária, quando solicitada pelo cliente, sendo necessário apenas RG,CPF e Comprovante de residência. Os depósitos podem ser aplicados e retirados a qualquer momento, o valor inicial para a abertura varia de acordo com os bancos. Geramente não oferece remuneração muito atraente aos depositantes, mas quando há redução da taxa SELIC se torna um investimento atrativo, pois é isenta de imposto de renda e impostos sobre operações financeiras.

A poupança é considerada um dos investimentos mais tradicionais por conta da garantia de segurança, além dessa caracteristica possue outra vantagem, a rentabilidade, estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Por conta disso, todos os bancos ficam obrigados a aplicar a mesma correção para esse investimento. Seus rendimentos são calculados mensalmente na data de aniversário da aplicação.

A Caixa Econômica Federal é uma das instituições mais tradicionais do país se tratando da poupança. Seu surgimento foi basicamente destinado para recolher os depósitos dos brasileiros, principalmente dos menos favorecidos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CADERNETA DE POUPANÇA E SUA ORIGEM

A poupança e a Caixa Econômica Federal estão entrelaçadas pelo seu surgimento que se deu no século XIX. A partir do Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, que afirma no artigo 1º:

“A Caixa Econômica estabelecida na cidade do Rio de Janeiro (...) tem por fim receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar

(...)”.

A caderneta de poupança foi criada inicialmente como uma reserva monetária para as camadas mais pobres, com o objetivo de incentivá-los a poupar para que não fiquem desamparadas, principalmente na velhice.

2.2 A POUPANÇA DOS ESCRAVOS

No século XIX ocorreram mudanças sociais e políticas que contribuíram com história da poupança na Caixa.

A partir da Lei nº 2.040, de 1871, possibilitando aos escravos formar uma reserva monetária através de doações, legados e heranças ou rendas que eram adquiridas com algum tipo de trabalho. Com a regulamentação da lei 2.040 pelo Decreto nº 5.153, os escravos poderiam passar, com a autorização dos seus senhores, a guardar na poupança o dinheiro recebido. Sendo assim, a Caixa passou a receber também os depósitos dos escravos das mais diversas províncias brasileiras. Eram distribuídos aos escravos um caderneta de controle de depósitos e retiradas, com a particularidade de quer teria que constar o nome do seu senhor, autorizando o escravo a tê-la.

2.3 A POUPANÇA E SUA EVOLUÇÃO (SELIC, CÁLCULO)

Muitas foram as mudanças ocorridas no funcionamento da poupança desde a sua criação, destacando-se as alterações na remuneração dos depósitos. Em abril de 1874 o Decreto nº 5.594, determinava que as taxas de juros não ultrapassassem 6%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com